Pernambuco confirma flexibilização do comércio para Grande Recife

Nesta segunda, 14, entrou em vigor em Pernambuco novas medidas de restrição em decorrência do coronavírus. Como o cenário da pandemia é diferente em cada uma das regiões do estado, foi necessário separar as autorizações nas região Metropolitana de Recife, Zona da Mata e Agreste.

Pernambuco anuncia flexibilização do comércio para Grande Recife
Pernambuco anuncia flexibilização do comércio para Grande Recife (Imagem: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco)

Na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata, o comércio pode voltar a abrir nos próximos dois finais de semana, dias 19 e 20 e 26 e 27 de junho, até as 18h, se começarem a funcionar às 10h. 

Já o Agreste que estava com medidas mais restritivas, pode retomar as atividades do comércio também nos dias úteis.

Porém no Sertão, os 35 municípios das Gerências Regionais de Saúde (GERES) VI,X e XI, com sede em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada entram em quarentena rígida. O aumento nos pedidos de leitos de UTI nestes locais foi o que motivou esta decisão.

Somente atividades autorizadas no decreto poderão funcionar até o próximo dia 20. 

Na 4ª Macrorregião, no Sertão, que engloba o Vale do São Francisco e o Sertão de Sergipe do Araripipe, as atividades em geral permanecem com o esquema de abertura atual, de segunda a sexta até às 20h e fins de semana até às 18.

Para conferir todos os detalhes do decreto publicado no último sábado, 12, clique aqui.

O que pode funcionar em Pernambuco

O decreto determina que as praias marítimas e fluviais, o que inclui os calçadões, não podem funcionar aos finais de semana e feriados, no Grande Recife e Zona da Mata. Já no Agreste, a proibição é válida para todos os dias.

No Agreste os equipamentos como parques e ciclofaixas voltadas para lazer e recreação, não podem funcionar. Já no Grande Recife e Zona da Mata, a proibição é para os fins de semana e feriados. As ciclovias, como a Avenida Boa Viagem, podem funcionar.

As igrejas e templos do Agreste podem abrir todos os dias, porém, somente para a realização de atividades administrativas, serviços sociais e celebrações religiosas com transmissão virtual, sem a presença do público.

Na Zona da Mata e Grande Recife, podem funcionar de segunda a sexta, das 5h às 20h. Aos fins de semana, os locais de culto não podem ter a presença de público.

Nas cidades do Sertão do Estado, as determinações para o funcionamento são as mesmas de Recife para os dias de semana. Já aos fins de semana, as igrejas podem abrir das 5h às 18.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile