Escolas públicas ganham direito à internet grátis para alunos e professores

Alunos da rede pública passam a ter acesso a internet gratuitamente. Foi aprovado o projeto de lei que autoriza a concessão de banda larga para os estudantes das escolas do governo. Mesmo com o veto do presidente Jair Bolsonaro, a proposta foi aceita e contará com um investimento de R$ 3,5 bilhões. Acompanhe.

publicidade
Escolas públicas ganham direito à internet grátis para alunos e professores (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Escolas públicas ganham direito à internet grátis para alunos e professores (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Com as atividades online mantidas mediante a pandemia do novo coronavírus, os estudantes da rede pública passarão a ganhar internet banda larga gratuita.

A decisão foi validada pelo governo federal que passará a conceder chips, tablets e pacote de dados para os jovens.

publicidade

Reprovação de Bolsonaro

Ao receber a proposta, o presidente Jair Bolsonaro a recusou de imediato. De acordo com ele, o projeto iria gerar um empecilho para o cumprimento da meta fiscal do governo.

Aliado ao chefe de estado, o ministro da educação, Milton Ribeiro também se mostrou em oposição a proposta, afirmando que nesse momento a prioridade deveria ser levar conexão as escolas.

Questionado sobre o assunto, Bolsonaro afirmou que ‘despejar dinheiro na conta não é política pública’.

O que dizem os profissionais de educação

Edméa Santos, pesquisadora cibercultura e educação há 25 anos, atua como professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). E afirma que a derrubada do voto de Bolsonaro deve ser vista como uma medida urgente.

A cientista explica que nesse momento de pandemia é essencial garantir que a internet chegue na casa de todos os alunos. Ela reforça ainda que em se tratando na rede pública de ensino, os jovens tendem a ter uma dificuldade ainda maior para se manterem conectados.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, garante que a aprovação da proposta solucionará temporariamente o fornecimento de internet para os estudantes.

publicidade

Ele espera que na sequência os equipamentos também passem a ser disponibilizados.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Já se sabe que alguns estados, por conta própria, têm feito este esforço [de levar internet gratuita a alunos e professores]. Mas essa iniciativa nem sempre depende de decisão do gestor. Muitas vezes, depende mais da disponibilidade fiscal e orçamentária. Portanto, recursos extras seriam muito bem-vindos nessa hora”, afirma.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!