Última parcela do IPVA 2021 CE vence hoje (10); como pagar após o prazo?

Nesta quinta-feira (10), vence a quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 do Ceará. Os contribuintes podem emitir o boleto de pagamento da última parcela do IPVA 2021 CE pela internet ou aplicativo.

Última parcela do IPVA 2021 CE vence hoje (10); como pagar após o prazo?
Última parcela do IPVA 2021 CE vence hoje (10); como pagar após o prazo? (Imagem: Thiara Montefusco/Governo do Ceará)

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), até o momento, cerca de 904 mil contribuintes pagaram as quatro primeiras parcelas do imposto. Ainda há 516,5 mil proprietários de veículos que quitaram o IPVA 2021 em cota única.

Neste ano, cerca de 2,3 milhões de veículos do Ceará serão tributados. A previsão de arrecadação para este ano é de aproximadamente R$ 1,1 bilhão.

O pagamento do IPVA poderá ser feito na rede autorizada. Estão inclusos os bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e casas lotéricas. A quitação ainda pode ser realizada com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Emissão do boleto de pagamento do IPVA 2021 CE

O boleto de pagamento do IPVA pode ser emitido pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou pelo site da Secretaria da Fazenda. Para a emissão do Documento de Arrecadação do Estado (DAE), o contribuinte deverá informar o chassi do veículo ou o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa.

Os aplicativos Ceará App e Meu IPVA estão disponíveis nas lojas dos sistemas Android e iOS. Por meio destes aplicativos, o contribuinte poderá emitir o boleto de pagamento, copiar o código de barras e fazer o pagamento pelo internet banking do celular, além de efetuar consultas sobre a situação do veículo.

Já no caso do site da Sefaz, ao acessar a opção relativa ao imposto, basta digitar os dados do veículo — chassi ou placa e Renavam. Após a pesquisa, o sistema indicará os valores das parcelas em aberto. Logo abaixo, aparecerá a opção “Imprimir DAE”.

Em caso de pagamento atrasado do imposto, mediante emissão do boleto atualizado, haverá acréscimo de juros e multa. A Secretaria da Fazenda alerta que não envia boletos pelos Correios, por e-mail, SMS ou WhatsApp.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.