Prazo para análise de benefícios do INSS sobe e prejudica brasileiros

Pontos-chave
  • INSS prorroga prazo de análise de seus benefícios;
  • População pode esperar mais de 120 dias para obter resposta;
  • Servidores alegam falta de equipe e entraves no sistema previdenciário.

Segurados do INSS tem prazos novamente prorrogados. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que aqueles que estiverem com requerimento em andamento poderão esperar por mais 30 dias para obterem as respostas de suas solicitações. A decisão foi motivada mediante o contexto do novo coronavírus.

Prazo para análise de benefícios do INSS sobe e prejudica brasileiros (Imagem: Agência Brasil)
Prazo para análise de benefícios do INSS sobe e prejudica brasileiros (Imagem: Agência Brasil)

As notícias não são tão positivas para quem aguarda nas filas do INSS, diante da quantidade de solicitações beneficiárias em análise o órgão prolongou a carência de suas respostas.

Cada benefício apresenta um prazo específico, mas de modo geral após o fim desse período a previdência terá ainda novos 30 dias de análise.

População em queixa

Diagnosticada com linfoma, Luciana Santos, moradora do Rio de Janeiro, afirma que está aguardando pelo retorno de seu auxílio doença que foi suspenso desde fevereiro de 2020. Ela concedeu entrevista ao portal Extra.

Nós temos que cumprir prazos, e são sempre curtos. Mas o INSS, não. Tenho um linfoma e estou em tratamento quimioterápico oral por tempo indeterminado. A médica que fez a perícia no ano passado negou a continuidade do auxílio, mas eu continuo me tratando. O medicamento tem efeitos colaterais como gastrite, mal-estar e secura extrema das mucosas. Além disso, baixa a imunidade — afirmou a produtora carioca, que já deu entrada em um novo recurso para tentar receber seu pagamento.

INSS alega défice no número de servidores

Pressionado sobre os prazos e atrasos, o INSS informou que o motivo para tal prorrogação está associado a falta de servidores atuando na análise dos benefícios. Segundo um funcionário que não quis se identificar, não há equipe o suficiente e além disso o sistema apresenta instabilidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

O INSS reconhece a carência dos funcionários e afirma já ter entrado com um pedido de abertura de concurso público para o preenchimento de dez mil vagas em todo o país. Segundo o órgão, a solicitação já está nas mãos do presidente, Leonardo Rolim, que deve requerer o processo ao Ministério da Economia.

O último levantamento realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social (Sindsprev), afirma que hoje há cerca 20.300 servidores em atividade, havendo uma necessidade de mais 22 mil para completar o quadro de funcionários.

— A estrutura operacional e a política de bonificação foram criadas para que se chegasse a essa caótica situação. Não se perdendo de vista que há anos não tem concurso público e que não há notícia de que em breve terá. Isso tudo acarreta sucateamento do atendimento — adverte o advogado Guilherme Portanova.

Novos prazos do INSS

Para poder calcular o prazo de seus benefícios os brasileiros devem se guiar pela tabela abaixo. E ao fim do período limite acrescentar mais 30 dias conforme a portaria recém publicada.

Tipo de pedido Prazo para conclusão hoje Prazo para conclusão a partir de junho
Benefício assistencial à pessoa com deficiência 45 dias 90 dias
Benefício assistencial ao idoso 45 dias 90 dias
Aposentadorias (menos por invalidez) 45 dias 90 dias
Aposentadoria por invalidez 45 dias 45 dias
Salário-maternidade 45 dias 30 dias
Pensão por morte 45 dias 60 dias

Prazo para análise de benefícios do INSS sobe e prejudica brasileiros (Imagem: FDR)
Prazo para análise de benefícios do INSS sobe e prejudica brasileiros (Imagem: FDR)

Como agendar o atendimento no INSS?

Aqueles que desejarem tirar dúvidas e ser atendendo pelo órgão, devem fazer um agendamento pela internet, tendo em vista o funcionamento reduzido das agências. Nesse caso:

  • Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada.

Acompanhe sua solicitação

Por fim, é possível ainda, também pelo Meu INSS, acompanhar o andamento do seu processo. Nesse caso basta se conectar em seu perfil utilizando seus dados de identificação pessoal, segundo o passo a passo abaixo:

Siga o passo a passo

  • Clique em entrar e faça o “login”.
  • Digite seu CPF e senha de acesso.
  • Acesse a opção “Agendamentos / Requerimentos”.
  • Na tela “Meus Requerimentos”, clique no ícone em formato de lupa para detalhar o andamento do requerimento.

Para mais informações sobre os serviços do INSS, calendários e prazos de pagamento acompanhe nossa página previdenciária exclusiva.

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.