Hora de comprar um carro 0 km? Prós e contras de assumir um veículo agora

Para realizar o sonho de comprar um automóvel, muitos optam pelo carro 0 km. Apesar das facilidades oferecidas durante o dia a dia, um veículo possui desvantagens. Sendo assim, antes de adquirir um veículo novo, vale realizar uma avaliação prévia. Entenda os prós e contras de comprar um carro 0 km.

Hora de comprar um carro 0 km? Prós e contras de assumir um veículo agora
Hora de comprar um carro 0 km? Prós e contras de assumir um veículo agora (Imagem: Montagem/FDR)

Pontos positivos de comprar um carro 0 km

Ao comprar um carro novo, o comprador poderá contar com um veículo mais avançado. As chances de dar problema no futuro são menores em relação a um veículo usado, por exemplo. Por conta de que um carro 0 km nunca teve dono, não há risco de passar por problemas causados por proprietários anteriores.

No início, dificilmente o motorista precisará ir ao mecânico para reparos. Apesar disso, a pessoa deve estar atenta às revisões obrigatórias. Ao comprar um carro novo, será possível contar com a garantia de fábrica. Normalmente, há cobertura por um período maior, que pode chegar a seis anos em algumas situações.

De forma geral, a compra de um veículo pode ser positiva para facilitar no transporte durante o dia a dia. O usuário poderá usá-lo para trabalhar, passear com a família, entre outros. Sendo assim, um veículo próprio resultará em mais conforto.

Pontos negativos de comprar um carro 0 km

Ao comprar um carro novo, a desvalorização inicial tende a ser alta. Assim, quando o veículo sai da concessionária, há a desvalorização imediata.

No contexto atual, a compra de um veículo pode trazer altos custos. A gasolina, por exemplo, está com preço alto. Além disso, de forma geral, outros gastos devem ser arcados regularmente, como as taxas de licenciamento e outros documentos.

O IPVA também é um custo a ser incluso no orçamento do comprador de um carro 0 km. Apesar de ter menos chances de causar problemas futuros, um carro novo ainda tende a resultar em custos com mecânico.

Um veículo 0 km geralmente possui a parcela de financiamento mais alta em relação a um usado. O seguro, apesar de garantir proteção no cotidiano, é outro custo que pode estar presente no orçamento.

De qualquer forma, antes de adquirir um veículo, o interessado deve avaliar todos os possíveis gastos para saber se há condições de manter o veículo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.