Dívidas do FIES podem ser suspensas na pandemia; entenda o projeto

Pagamento das parcelas do FIES são suspensos ao longo da pandemia do novo coronavírus. Aprovado em 2020, o Projeto de Lei 5510/20 dispensa os universitários de quitarem o valor de suas mensalidades estudantes para quem estava vinculado ao financiamento do governo federal. A medida é válida até junho deste ano.

Dívidas do FIES podem ser suspensas na pandemia; entenda o projeto (Imagem: Reprodução/Agência Brasil)
Dívidas do FIES podem ser suspensas na pandemia; entenda o projeto (Imagem: Reprodução/Agência Brasil)

A suspensão das parcelas do FIES foi motivada mediante o atual contexto do novo coronavírus. Segundo o ministro da economia, Paulo Guedes, os estudantes passaram a ganhar o direito de renegociar as mensalidades em aberto sem que houvesse taxação abusiva de juros.

O projeto determina que os valores não pagos poderão ser reajustados dentro de um prazo de até 24 meses, havendo a possibilidade de parcelamento sem incidência de juros. Além disso, os empregadores não podem descontar as parcelas do Fies do salário de seus trabalhadores até junho deste ano.

Possibilidade de renovação da MP

Questionado sobre a extensão da proposta, Guedes afirmou que está trabalhando para que o projeto fosse substituído por um programa de ‘alívio’ aos devedores.

De modo geral, espera-se que os estudantes em débito passem a ganhar novas possibilidades de negociação, ainda não divulgadas pelo governo.

Quem pode solicitar a suspensão?

A postergação das parcelas é liberada para todos os estudantes que estão com contratos em aberto, ou seja, cursando a graduação. Há ainda a liberação para aqueles que estão no período de carência (18 meses após a conclusão), podendo suspender até duas parcelas.

Como postergar meu financiamento?

O processo de solicitação deve ser feito diretamente com o agente financeiro do Fies (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil), por meio dos canais de atendimento que serão disponibilizados pelos bancos para essa finalidade.

Calendário do FIES 2021

  • Primeiramente, o período para se inscrever vai de 27 a 30 de julho, apenas
  • Posteriormente, para quem foi pré-selecionado, será necessário comparecer em uma chamada única em 3 de agosto
  • Então, nos dias 4 a 6 de agosto é quando acontecerão a complementação das inscrições, de quem foi pré-selecionado na chamada única
  • De 4 a 31 de agosto é quando acontecerá a convocação de quem foi pré-selecionado para a lista de espera do programa
  • Seguindo o calendário do FIES, as datas de 8 a 10 de setembro valem para o período de inscrições nos quais candidatos matriculados e não matriculados possam se cadastrar no programa
  • E por fim, para encerrar esta lista, temos os dias 27 a 29 de outubro, válidos somente para o segundo período de inscrição dos candidatos matriculados

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.