Dívidas no FIES? Você pode ter chance de negociar os débitos atrasados

Ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que é necessário possibilitar que jovens da classe mais baixa consigam pagar a dívida assumida com o FIES. Todos os anos centenas de estudantes ficam em atraso com o pagamento das parcelas, na pandemia esse número aumentou.

Dívidas no FIES? Você pode ter chance de negociar os débitos atrasados
Dívidas no FIES? Você pode ter chance de negociar os débitos atrasados (Imagem/Reprodução: Volte aos estudos)

Já no primeiro dia do mês de junho, o ministro da economia falou sobre a concessão e o endividamento com o Fundo de Financiamento Estudantil.

Guedes demonstrou bastante preocupação com o endividamento dos jovens justamente no momento em que ele deveria estar iniciando sua vida.

“O jovem que está começando a sua vida consegue pegar um empréstimo no Fies. Aí quando ele vai entrar no mercado de trabalho, tem uma pandemia dessa, que derruba emprego, derruba o PIB, não tem criação de empregos. Se o jovem é realmente de família muito pobre, ele não pode começar a vida com essa espada sobre a cabeça dele, estar desempregado e já estar endividado. Isso não é razoável”, afirmou o ministro.

Negociação de dívidas no FIES

Todos os anos o Ministério da Educação e o Ministério da Economia concedem a renegociação de dívidas com o FIES. Na última rodada de negociação os estudantes inadimplentes podiam conseguir até mesmo 60% de redução dos juros moratórios.

Agora, Guedes afirmou que o governo está analisando negociações diversas e que o programa também poderá entrar na pauta.

“Já que estamos estudando soluções para dívidas das empresas, por que não no Fies também? Dentro dos parâmetros fiscais, fiscalizados”, pontuou o Ministro da economia.

Vantagens de renegociar a dívida com o FIES

É possível que o governo conceda condições especiais quem se formou usando o FIES e se encontra na condição de inadimplentes.

Além disso, quando um estudante não paga as parcelas do financiamento junto ao FIES, ele tem o nome inserido em cadastros de devedores inadimplentes.

Com a renegociação, os nomes do estudante e de seu fiador (quando é o caso do contrato ter sido firmado com um) são retirados desses registros imediatamente após o pagamento da primeira parcela.

Para saber as condições para negociar os débitos atrasados, busque o banco responsável pelo seu financiamento.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR e fique bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.