Conta digital da FreteBras deve facilitar pagamentos e empréstimos às transportadoras

A FreteBras, plataforma digital de transporte de cargas, lançou recentemente uma conta digital voltada para caminhoneiros. Reforçando o movimento de fintechs que apostam em mercados de nichos no país.

Conta digital da FreteBras deve facilitar pagamentos e empréstimos às transportadoras
Conta digital da FreteBras deve facilitar pagamentos e empréstimos às transportadoras (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A empresa garante o recebimento do saldo do frete para os caminhoneiros, o que elimina o perigo do calote. Os motoristas que utilizarem o cartão atrelado à conta da FreteBras ganham 3% de cashback.

quem contrata o frete pode receber até 1% de cashback do valor dos pagamentos efetuados através da plataforma.

A novidade integra uma estratégia que tem o objetivo de estabelecer um vínculo financeiro com as transportadoras, para as quais terá uma linha de 300 milhões de reais para capital de giro até o fim deste ano.

“Por termos um grande conhecimento histórico das empresas e seus volumes de fretes, somos capazes de oferecer taxas competitivas e acessos a linhas de crédito para empresas que possuem muita dificuldade de acessar esse serviço no mercado tradicional”, explicou o chefe de soluções financeiras da FreteBras, Kauê Santos.

Segundo a plataforma que foi criada em 2008, ela possui cerca de 500 mil caminhoneiros cadastrados e 12 mil empresas assinantes e processa R$48 bilhões em fretes.

As novidades foram anunciadas em um cenário de crescimento de plataformas digitais voltadas para mercados em que grande parte das transações financeiras ainda acontecem de uma forma primitiva.

É comum no setor de transportes que o contratante adiante ao caminhoneiro uma parte do valor do frete. O restante é pago na entrega do pedido. Porém, os transportadores reclamam de forma frequente que esse valor não é pago no prazo combinado.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 1,9 milhão de caminhoneiros, de acordo com dados da VW Caminhões e Ônibus, que na última semana também comunicou o lançamento de um banco digital com foco em transportadoras e caminhoneiros.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.