O Governo do Distrito Federal (DF) segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19. Desta vez, houve uma ampliação no esquema vacinal para imunizar uma quantidade maior de professores e demais profissionais da educação.
A ação foi divulgada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), através da disponibilização de mais pontos de vacinação desde a última quarta-feira, 2.
Até então, a aplicação das vacinas da Covid-19 em professores estavam concentradas somente na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Guará.
Na oportunidade, a pasta competente ainda informou que os profissionais da educação não precisam mais agendar horário para a vacinação. Basta que se dirijam à uma UBS entre 09h às 17h das datas divulgadas pela Secretaria.
Os novos postos de vacinação são os seguintes:
- Drive-thru do Parque da Cidade;
- UBS 1 da Asa Sul, situada na SGAS 612;
- UBS 2 da Asa Norte, situada na EQN 114/115;
- UBS 2 do Cruzeiro Velho, situada no Setor Escolar Lote 4.
Vale mencionar que a vacinação contra a Covid-19 em profissionais da educação foi suspensa pelo Governo do DF na última segunda-feira, 31 de maio. A interrupção no esquema vacinal ocorreu devido à falta de doses do imunizante, resultando na convocação dos educadores desde a última quarta-feira, 2.
Os profissionais que estão sendo convocados para a vacinação integram a lista que seria atendida na tarde da última segunda-feira, 31. A relação contempla diretores das escolas públicas e docentes de creches conveniadas com a rede pública e privada de ensino.
Ressaltando que a lista de convocação segue o critério de hierarquia e idade, ou seja, os primeiros a serem imunizados são os grupos de gestores da rede pública. Esta prioridade esta relacionada à permanência nas atividades presenciais desde o início da pandemia da Covid-19.
Na sequência estão os profissionais das creches, seguidos da educação infantil, pré-escola, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental, deixando o ensino médio e superior por último.
Novas doses da vacina
A retomada foi possível após o Distrito Federal receber um lote contendo 74.250 doses da vacina contra a Covid-19 na manhã da última quarta-feira, 2.
A Secretaria de Saúde do DF informou que o imunizante AstraZeneca será utilizado na primeira dose, lembrando que esta vacina tem um período de 90 dias para que a segunda dose seja aplicada.
O montante foi distribuído da seguinte forma:
- 60.183 para comorbidades e pessoas com deficiência permanente;
- 6.640 para trabalhadores da Educação do Ensino Básico (as unidades restantes serão destinadas para os 10% de perda técnica).
Além do mais, uma parcela dessas doses será destinada à vacinação de adultos com 59 anos de idade que possuam algum tipo de comorbidade. O remanejamento foi necessário enquanto o DF aguarda por uma nova remessa de vacinas da Pfizer até a próxima sexta-feira, 4.