Bolsonaro fala sobre aprovação da reforma tributária ainda em 2021

Nesta quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a reforma tributária não será fácil. Apesar das dificuldades a serem enfrentadas, o presidente espera que a medida seja aprovada pelo Congresso Nacional até o fim deste ano, segundo o Brasil Econômico.

Bolsonaro fala sobre aprovação da reforma tributária ainda em 2021
Bolsonaro fala sobre aprovação da reforma tributária ainda em 2021 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

De acordo com Jair Bolsonaro, o governo “está tentando a reforma tributária, que não é fácil”. A declaração foi feita em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada. A tramitação dessa reforma foi uma das promessas de campanha.

Durante o diálogo, Bolsonaro elogiou os esforços dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), responsáveis por conduzir as pautas econômicas.

Bolsonaro alegou que “o Congresso, com novas direções, está indo bem”. A Câmara dos Deputados debate alguns dos projetos do governo.

Segundo o Metrópoles, as discussões são sobre a mudança da base de Imposto de Renda, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Outros projetos que alterariam a legislação seguem em conversas no Senado.

Em maio deste ano, de acordo com o Brasil Econômico, a Comissão Mista que analisava a pauta decidiu por tramitar a PEC 45, sugerida pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), adversário político de Arthur Lira.

Depois da aprovação, o presidente da câmara desfez a validade da comissão. Ele revelou que outro grupo de estudos seria criado para analisar a temática. Os parlamentares independentes e oposição visam a votação da matéria inteira.

Por outro lado, o Palácio do planalto busca dividir o texto entre as Casas Legislativas. Dessa forma, a tramitação seria agilizada. Em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, a proposta foi aceita Por Lira e Pacheco.

Bolsonaro defende reforma tributária sem aumento de imposto

Nesta terça-feira (1º), Bolsonaro afirmou que a reforma tributária deve ter a aprovação do Congresso, mas sem acarretar aumento de impostos. A citação ocorreu em uma cerimônia de Anúncios da Caixa no Palácio do Planalto, segundo o Correio Braziliense.

O presidente alegou que o governo tem realizado ações para diminuir o imposto. “Assim é o nosso propósito na reforma tributária”, afirmou. Ele ainda disse que não consegue realizar as mudanças na velocidade desejada. Contudo, aos poucos, ele indicou que as alterações serão feitas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.