Funcionamento do comércio em Vitória durante feriado de Corpus Christi

O município de Vitória antecipou o feriado de quinta-feira (3), Corpus Christi, para o dia 31 de março, por decreto do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), quando o Estado estava sob a “quarentena especial” da covid-19. Assim, o funcionamento do comércio e dos serviços públicos seguirá as regras de dias úteis.

Funcionamento do comércio em Vitória durante feriado de Corpus Christi
Funcionamento do comércio em Vitória durante feriado de Corpus Christi (Foto: Divulgação / Oi menu)

A capital do Espírito Santo está classificada em risco alto para a transmissão da Covid-19 no atual mapa de risco do governo estadual.

Segundo as regras do governo estadual, Vitória e as demais cidades classificadas em risco alto podem ter o comércio de rua não essencial aberto das 10h às 14h durante os dias úteis. Já os shoppings podem abrir das 12h às 20h.

Já restaurantes, lanchonetes, cafeterias, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas podem funcionar entre 10h e 20h. 

Além disso,é proibido o consumo presencial de bebidas alcoólicas e a venda nas modalidades take away e drive-thru em distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência. Os restaurantes em shoppings podem funcionar das 12h às 20h. Os bares não abrem.

As restrições de horário não valem para os estabelecimentos comerciais considerados essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, distribuidoras de gás e água, atacados, lojas de cuidados animais, lojas de insumos agrícolas, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, borracharias, bancos e lotéricas. Esses estabelecimentos podem funcionar como os donos decidirem.

Já as aulas da educação infantil e ensino fundamental I (1º a 5º ano) podem ser presenciais, mas respeitando o limite de 50% de ocupação das salas. 

Para as demais séries, ensino superior e cursos técnicos segue permitido apenas o atendimento individual, entre professor e aluno, além do ensino remoto.

Por meio de nota, a prefeitura informou que os serviços públicos, como secretarias, escolas e unidades de saúde,vão funcionar normalmente. 

“A Prefeitura de Vitória informa que, na quinta-feira, 3 de Junho, a administração do município funcionará em expediente normal”, disse.

Classificação das cidades

RISCO BAIXO: Baixo Guandu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Mucurici, Muqui, Santa Teresa, Viana e Vila Pavão.

RISCO ALTO: Água Doce do Norte, Alegre, Anchieta, Apiacá, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Pedro Canário, Pinheiros, São José do Calçado, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Vargem Alta e Vila Valério.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Funcionamento do comércio em Vitória durante feriado de Corpus Christi

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA