ENEM 2021: Edital é publicado! Veja data de inscrições e provas do exame

Governo federal libera edital para o Enem 2021. Os estudantes que desejam tentar uma vaga em alguma universidade pública do país devem ficar atentos. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), acaba de liberar as informações do Exame Nacional do Ensino Médio.

ENEM 2021: Edital é publicado! Veja data de inscrições e provas do exame (Imagem: FolhaPress)
ENEM 2021: Edital é publicado! Veja data de inscrições e provas do exame (Imagem: FolhaPress)

Mesmo ainda enfrentando a pandemia do novo coronavírus, os estudantes terão que se submeter a realização do Enem 2021.

Neste ano, o exame está marcado para os dias 21 e 28 de novembro, sendo realizado na modalidade impressa e digital.

Prazo de inscrição

Os interessados em tentar uma vaga nas universidades, devem fazer suas inscrições entre 30 de junho e 14 de julho. O procedimento será inteiramente online, através do portal do Inep.

Para isso, é preciso apenas preencher o formulário de identificação pessoal, apresentando dados como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, entre outros.

É válido ressaltar que o período de candidatura será o mesmo tanto para quem for fazer o exame presencialmente quanto para quem optar pela prova online. A realização de ambos também ocorrerá no mesmo dia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

Confira o cronograma do Enem 2021

  • Inscrições: de 30 de junho a 14 de julho
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 19 de julho. A taxa é de R$ 85
  • Atendimento Especializado: solicitação de 30 de junho a 14 de julho; resultado em 23 de julho; recurso de 26 a 30 de julho; resultado do recurso em 4 de agosto
  • Tratamento pelo Nome Social: solicitação de 19 a 23 de julho; resultado em 30 de julho; recurso de 2 a 6 de agosto; resultado do recurso em 11 de agosto
  • Provas: 21 e 28 de novembro

Horário de aplicação

O edital explica que a abertura dos portões ocorrerá as 12h no horário de Brasília e seu fechamento às 13h. Já os exames serão iniciados às 13h30 e encerrados às 19h (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia).

Nesta edição os alunos terão que comparecer de máscara, ficando sujeito ao impedimento de fazer o exame. Além disso é preciso levar um documento oficial com foto, cartão de inscrição e caneta preta de material transparente.

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.