13° salário dos servidores de Santa Catarina será antecipado com ordem do governo

Estados aderem a antecipação de benefícios trabalhistas para garantir injeção econômica. Diante da atual crise do novo coronavírus, os governos estaduais passaram a adotar suas próprias medidas de contenção e transferência de renda. Em Santa Catarina, o governador Carlos Moises (PSL) informou que irá liberar o 13º salário de seus servidores.

13° salário dos servidores de Santa Catarina será antecipado com ordem do governo (Imagem: Reprodução/Jornal Contabil)
13° salário dos servidores de Santa Catarina será antecipado com ordem do governo (Imagem: Reprodução/Jornal Contabil)

Ainda sem previsão para sair da crise motivada pelo novo coronavírus, o Brasil luta para manter a rotatividade de sua economia. Para além das medidas anunciadas pelo governo federal, os lideres estaduais estão criando uma série de abonos para beneficiar seu povo. Os servidores de Santa Catarina, por exemplo, terão o 13º antecipado.

Antecipação do 13º salário

Através de seu perfil oficial no Twitter, o governador Carlos Moises informou, na noite dessa segunda-feira (31), que irá antecipar a concessão do abono natalino. De acordo com ele, os servidores ativos e inativos de todo o estado deverão receber a primeira parcela do abono a partir do dia 16 de julho.

“Vamos antecipar o pagamento de metade do décimo terceiro salário a todos os servidores ativos e inativos do Estado no dia dezesseis de julho. São cento e sessenta mil servidores beneficiados de forma direta, mas a antecipação vai impactar positivamente toda a economia de SC”, afirmou o gestor.

Segundo o levantamento feito por sua equipe, cerca de 160 mil pessoas serão contempladas. O que significa também um retorno efetivo para comércios e demais estabelecimentos, garantindo um novo fluxo financeiro nos municípios.

“Vamos antecipar o pagamento de metade do décimo terceiro salário a todos os servidores ativos e inativos do Estado no dia dezesseis de julho. São cento e sessenta mil servidores beneficiados de forma direta, mas a antecipação vai impactar positivamente toda a economia de SC.”

“Estamos falando de quase meio bilhão de reais para circular em um momento muito importante. Resultado de uma gestão responsável, que colocou a casa em ordem para honrar com todos os compromissos, em respeito aos servidores e a todos os catarinenses,” escreveu Moises.

Adoção da proposta em outros estados

Além de Santa Catarina, o Ceará também acaba de confirmar que irá liberar o 13º previamente. Em nível federal, o abono já vem sendo concedido para os aposentados e pensionistas do INSS.

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.