13º salário do INSS começa nova fase de pagamentos acima do piso

Pontos-chave
  • Os aposentados e pensionistas estão recebendo a primeira parcela de antecipação do 13º salário do INSS;
  • Nesta semana o INSS começou também a pagar os beneficiários que recebem acima do piso nacional;
  • A antecipação do 13º salário do INSS é uma das medidas do Governo Federal para minimizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19.

Os aposentados e pensionistas estão recebendo a primeira parcela de antecipação do 13º salário do INSS. O pagamento dos beneficiários que recebem um salário mínimo iniciou no dia 25 de maio. Nesta semana o INSS começou também a pagar os beneficiários que recebem acima do piso nacional.

13º salário do INSS começa nova fase de pagamentos acima do piso
13º salário do INSS começa nova fase de pagamentos acima do piso (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A antecipação do 13º salário do INSS é uma das medidas do Governo Federal para minimizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19. O Decreto 10.695 que libera o pagamento foi publicado no Diário Oficial da União no dia 5 de maio deste ano.

O pagamento antecipado do 13º salário do INSS só é válido para os aposentados e pensionistas que têm direito ao recebimento do abono natalino. Dessa maneira, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou renda mensal assistencial não estão contemplados.

Os beneficiários podem consultar a data de recebimento do abono, por meio do aplicativo ou site Meu INSS. Para isso, após acessar o sistema do Instituto Nacional do Seguro Social basta seguir as seguintes orientações:

  • Selecione a opção “Extrato de Pagamento”;
  • Com o calendário na tela, selecione o mês-base, que deve ser janeiro de 2021;
  • Em seguida, clique na seta ao lado do número do benefício;
  • Ao clicar, aparecerá discriminados os detalhes dos vencimentos.

13º salário do INSS

O 13º é pago anualmente aos aposentados e pensionistas do INSS. Porém, esse pagamento ocorre no segundo semestre do ano. Sendo assim, o abono natalino é pago em duas parcelas senso a primeira entre os meses de agosto e setembro e a segunda entre novembro e dezembro.

13º salário do INSS começa nova fase de pagamentos acima do piso
13º salário do INSS começa nova fase de pagamentos acima do piso (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Essa última possui as reduções tributárias correspondentes ao Imposto de Renda, caso seja a situação. O 13º salário do INSS serve para ajudar nas despesas extras de fim e início de ano, como pagamento do IPTU, IPVA, Plano de Saúde, seguro e Imposto de Renda.

Em 2020, devido á pandemia de Covid-19, o Governo decidiu antecipar o pagamento. É importante saber que a antecipação não altera os gastos públicos, pois esse já é definido no Orçamento Geral da União.

A antecipação do ano passado, assim como deste ano, visa ajudar no enfrentamento da pandemia. Com isso, ajuda os segurados que tiveram que conviver com a doença e as despesas geradas durante o ano atípico.

Calendário de antecipação do 13º salário do INSS 2021

O Instituto possui dois calendários de pagamentos. O primeiro é destinando aos beneficiários que recebem o piso nacional, ou seja, R$ 1.100 em 2021. Esses recebem a primeira parcela entre os meses de maio e junho.

A segunda parcela do 13º será paga entre os meses de junho e julho. São dez dias de pagamentos, sendo um grupo por dia, conforme o final do número do benefício. Veja abaixo as datas de recebimento das duas parcelas:

Benefícios com valor de até um salário mínimo
Final 1ª parcela do 13º 2ª parcela do 13º
1 25 de maio 24 de junho
2 26 de maio 25 de junho
3 27 de maio 28 de junho
4 28 de maio 29 de junho
5 31 de maio 30 de junho
6 01 de junho 01 de julho
7 02 de junho 02 de julho
8 04 de junho 05 de julho
9 07 de junho 06 de julho
0 08 de junho 07 de julho

Os beneficiários que recebem um valor acima do salário mínimo seguem outro calendário. Esse ocorre na primeira semana do mês e dura cinco dias. Dessa maneira, dois grupos de segurados recebem por dia. O pagamento também ocorre de forma escalonada, conforme o final do número do benefício:

Benefícios com valor acima de um salário mínimo
Final 1ª parcela do 13º 2ª parcela do 13º
1 e 6 01 de junho 01 de julho
2 e 7 02 de junho 02 de julho
3 e 8 04 de junho 05 de julho
4 e 9 07 de junho 06 de julho
5 e 0 08 de junho 07 de julho

Como se proteger de golpes?

Os criminosos estão aproveitando o pagamento antecipado do 13º para aplicar golpes nos aposentados e pensionistas do INSS. Os golpistas estão enviando mensagens se passando pelo INSS e solicitando dados pessoais, senhas e número dos cartões dos segurados.

Esses afirmam que será feita a liberação do pagamento após o fornecimento das informações solicitadas. Diante disso, o INSS e especialistas em segurança pede que não seja informado senhas e número de documentos pelo telefone ou em sites desconhecidos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.