A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro divulgou o calendário unificado de vacinação contra a Covid-19. O novo esquema vacinal deverá ser acatado por todos os municípios cariocas.
O cronograma elaborado organizou a prioridade de vacinação contra a Covid-19 por faixa etária, sem a imposição de pré-requisitos. A previsão é para que a aplicação do imunizante nos novos grupos comece ainda neste mês de junho, em conjunto com o atual grupo prioritário.
A expectativa é para que as prefeituras do Rio de Janeiro encerrem a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades, deficiências permanentes, gestantes e puérperas com comorbidades no até o final deste mês.
Lembrando que pessoas em situação de rua, funcionários do Sistema Penal, pessoas privadas de liberdade, profissionais da educação, forças de segurança e salvamento das Forças Armadas também devem ser contemplados pelo esquema vacinal.
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro determinou que, pelo menos, 20% das vacinas da Covid-19 sejam reservadas para a imunização dos grupos prioritários. Enquanto isso, os 80% restantes serão destinados ao público geral na faixa etária de 55 a 59 anos de idade.
O calendário unificado de vacinação contra a Covid-19 prevê a continuidade da imunização de pessoas com idade entre 45 a 54 anos de idade durante o mês de julho; 35 a 44 anos em agosto; 25 a 34 anos em setembro; enquanto a última faixa etária composta por jovens com idade entre 18 a 24 anos seja imunizada em outubro.
Em cada um dos períodos mencionados a vacinação acontecerá em ordem decrescente, priorizando os mais velhos até chegar aos mais novos.
Vale mencionar que o calendário unificado de vacinação contra a Covid-19 é similar ao cronograma publicado pela prefeitura da capital carioca.
Neste sentido, a Secretaria de Saúde do RJ reforçou que, embora as doses da vacina da Covid-19 estejam sendo distribuídas gradativamente e sem imprevistos, é necessário padronizar a campanha em todo o Estado.
A medida tem o objetivo de assegurar que toda a população carioca, sobretudo, aquela em estado mais grave de saúde, seja imunizada contra a doença.
Em meio a essas mudanças, a Prefeitura do Rio de Janeiro também iniciou na última segunda-feira, 31, a vacinação contra a Covid-19 em grupos etários. Em outras palavras, homens e mulheres serão imunizados em dias distintos, ressaltando que um terceiro dia foi reservado para a repescagem.
Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil, o município do Rio de Janeiro já conseguiu imunizar mais de 2,1 milhões de pessoas desde o mês de janeiro.
Foram mais de 3 milhões de doses aplicadas em cerca de 40% do público-alvo, especialmente no que compete à primeira dose da vacina contra a doença.