Funcionamento das agências do INSS variam durante esta semana. Nesta quinta-feira (03), o país celebra o dia de Corpus Christi, considerado feriado nacional. A data, além de mudar a rotina dos trabalhadores, deve resultar também no fechamento das unidades da previdência social federal.
Como efeito da pandemia do novo coronavírus, o calendário de feriados nacionais também vem sendo alterado. A tradicional celebração de Corpus Christi foi antecipada em alguns locais, como no Rio de Janeiro e em São Paulo, como medida de contenção de aglomeração.
Desse modo, os cariocas e paulistanos que estiverem com agendamento marcado no INSS devem ficar despreocupados, pois as unidades do órgão estarão funcionando. No entanto, é preciso ficar atento aos horários, tendo em vista a redução de atendimentos pela pandemia.
Já em demais locais como Pernambuco, o feriado permanece no dia 03, o que significa que as agencias estarão de portas fechadas. O mesmo ocorre em estados como Belém e Brasília. Na Paraíba, no entanto, as agências do INSS estarão abertas, pois a data foi celebrada no dia 31 de março.
Em Vitória, no Espírito Santo, a previdência social federal também estará fazendo seus atendimentos. O mesmo ocorre no estado de Minas Gerais e no Piauí, onde o feriado foi adiantado.
De modo geral, para saber se o INSS da sua cidade estará aberto ou não basta acompanhar o diário oficial municipal para entender se o dia 03 será feriado. Uma vez em que houve alteração no calendário, a previdência deve manter seu funcionamento.
Agendamento segue obrigatório
É importante ressaltar, no entanto, que mesmo as cidades que estiverem com as agencias abertas o atendimento só pode ser realizado sob agendamento prévio. Para isso é preciso acessar o Meu INSS, e selecionar a guia de marcações.
Informe o serviço que deseja ser resolvido, seu endereço e selecione a agência mais perto de sua residência. Não se pode ignorar que neste momento, devido a redução nos atendimentos, a disponibilidade por dia vem sendo reduzida.
Para aqueles com horário marcado e houve um imprevisto, é possível fazer o reagendamento também no Meu INSS. Não há necessidade de justificar a alteração, sendo necessário apenas encontrar um novo dia com abertura para atendimento.