Os beneficiários do Programa Bolsa Família estão recebendo a primeira parcela do auxílio emergencial 2021 desde o dia 16 de abril. O pagamento será diferente de acordo com a composição familiar do beneficiário.
Os inscritos no programa recebem em um calendário diferente daqueles que é pago para os outros beneficiários.
Consulta ao valor do Bolsa Família
Essa consulta está disponível, por meio do site da Dataprev: https://consultaauxilio.cidadania.gov.br.
Após isso, informe o número do seu CPF, nome completo, nome da sua mãe e data de nascimento.
Caso tenha o benefício negado é preciso verificar se é uma das situações que permitem a contestação.
Assim, a página terá um ícone “Solicitar contestação”, informando o motivo da negativa.
Após clicar neste botão, aparecerá a pergunta se o beneficiário deseja mesmo apresentar a contestação. E ao confirmar, a contestação será enviada para avaliação da Dataprev.
Como contestar?
O beneficiário que quiser contestar a negativa deve entrar no Portal de Consultas e inserir nos campos os seguintes dados: nome completo, nome da mãe, CPF e data de nascimento.
Após consulta do seu requerimento, caso possa contestar, aparecerá na tela o botão “Solicitar Contestação”.
O novo prazo, lançado em maio, prevê o fim do prazo de contestação até dia 1 de junho.
Pagamentos do auxílio emergencial no Bolsa Família
Assim como os pagamentos do benefício regular do programa Bolsa Família em 2021, as novas parcelas serão realizados por meio da poupança social digital, mais conhecida como Caixa Tem.
Essa decisão foi uma das formas encontradas de fazer com que a Caixa aumente a sua gama de clientes e assim possa oferecer mais serviços.
O aplicativo tinha sido criado para a realização do pagamento do auxílio emergencial, com o tempo o governo inseriu novos programas.
Aqueles que não possuem a conta podem ficar despreocupados, pois a abertura dela será feita pela Caixa de forma automática.
Como usar o Caixa Tem
O aplicativo do Caixa tem pode ser baixado para android no Play Store e para Iphone na Apple Store.
Os usuários podem realizar a transferência por meio de DOC e o cliente pode enviar dinheiro para bancos físicos tradicionais ou digitais.
Os usuários que possuem conta Caixa podem fazer a consulta de saldo e extrato, realizar pagamentos e transferências de até R$ 600 por transação, e até R$ 1 mil por dia.