Atenção! Veja passo a passo para pedir parcelas negadas do auxílio emergencial

Brasileiros com auxílio emergencial negado tem até a próxima semana para realizar pedido de contestação. Ao longo dos últimos dias, o Ministério Da Cidadania informou que estaria abrindo um novo período de revisão para ter acesso ao coronavoucher. O procedimento deve ser feito online.

Atenção! Veja passo a passo para pedir parcelas negadas do auxílio emergencial (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Atenção! Veja passo a passo para pedir parcelas negadas do auxílio emergencial (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Se você tentou receber as mensalidades do auxílio emergencial 2021 e teve seu pedido negado, fique atento. O prazo para realização da contestação se encerra no dia 1 de junho.

O procedimento é simples e deve ser feito inteiramente pela internet, para isso basta fornecer seus dados de identificação pessoal.

Como contestar negativa do auxílio emergencial?

A primeira coisa a ser feita é abrir a página da Dataprev. Na sequência, na aba do auxílio emergencial você vai preencher o formulário de identificação como se estivesse fazendo uma consulta em seus dados.

Informe seu nome completo, data de aniversário, número do CPF e nome completo de sua mãe. Feito isso, confirme as informações e aguarde aparecer sua negativa.

Com a comprovação de que está fora da folha orçamentária do projeto, clique abaixo em contestar recusa.

Basta ler a mensagem de comprovação que será exibida na tela e validar sua solicitação. Pronto, feito isso o governo federal irá reavaliar seu caso para saber se você pode ou não ser incluso no projeto.

Quem tem direito a contestação?

Para tentar uma nova chance é preciso ter sido contemplado do auxílio emergencial em 2020. De acordo com os informes do ministério da cidadania, a revisão só vem sendo realizada para aqueles que receberam ao menos uma parcela do programa em sua primeira rodada.

Minha contestação foi recusada, o que fazer?

Para quem ainda tem certeza de que se enquadra em todos os requisitos de recebimento do auxílio emergencial, há a opção de tentar ter acesso aos recursos via justiça.

Nesse caso, o cidadão precisa de um acompanhamento profissional de seu advogado, reunindo todos os registros que atestem seus direitos.

Para ações judiciais a liberação do auxílio emergencial tende a ser mais prolongada, podendo ser aprovada após o fim do cronograma atual. No entanto, uma vez intimado o governo ainda terá a obrigação de restituir o cidadão com o valor total das parcelas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.