Inscrições no BPC podem ser alteradas após projeto aprovado na Câmara

Segurados do BPC podem ter inscrições alteradas. Nessa quarta-feira (26), a Câmara dos Deputados validou uma medida provisória que fixa em um quarto de salário mínimo a renda mínima para que a população possa ser contemplada com o Benefício de Prestação Continuada. Entenda os detalhes.

Inscrições no BPC podem ser alteradas após projeto aprovado na Câmara (Imagem: Agência Brasil)
Inscrições no BPC podem ser alteradas após projeto aprovado na Câmara (Imagem: Agência Brasil)

O BPC nada mais é do que um benefício concedido pela previdência social para garantir renda mínima para idosos e demais pessoas com deficiência que não possam trabalhar. A inclusão no programa, no entanto, se dá mediante uma avaliação médica, sendo necessário o laudo que comprove sua doença.

Além disso, o INSS leva em consideração também a renda familiar per capita. Justamente nesse ponto a Câmara dos Deputados deseja fazer uma ampliação. Segundo a MP aprovada, agora a concessão do benefício poderá ser feita para um lar que receba um quarto de salário mínimo.

Isso significa então a ampliação do projeto, tendo em vista que seu teto de menos de meio salário mínimo será reajustado.

Detalhes do texto

De acordo com a proposta dos deputados, o limite de renda família deverá ser de até meio salário mínimo, sendo necessário ainda o sujeito comprovar seu:

  • grau da deficiência;
  • dependência de terceiros para o desempenho de atividades básicas da vida diária;
  • comprometimento do orçamento do núcleo familiar exclusivamente com gastos médicos necessários que não sejam disponibilizados de forma gratuita pelo SUS ou serviços não prestados pelo Serviço Único de Assistência Social.

Andamento da proposta de reajuste pelo BPC

O texto, de autoria do relator Eduardo Barbosa (PSDB-MG), foi aceito na Câmara dos Deputados, já tendo sendo analisado e recusado no Congresso Nacional. A previsão é de que agora ele seja endereçado novamente para o executivo, sendo necessária sua aceitação ao longo dos próximos 120 dias. Após esse período ficará inválido.

Como solicitar o BPPC?

Para ter acesso ao salário mensal de R$ 1.100 pelo BPC o cidadão precisa fazer sua solicitação por meio do Meu INSS. Ao acessar a plataforma, ele deve selecionar a aba do benefício e passar a preencher seus dados de identificação pessoal.

Nesse processo é necessário ainda anexar todos os documentos e laudos médicos, nesse momento terceirizados tendo em vista a pandemia, para que os peritos do INSS analisem e aprovem sua liberação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.