Financiamento no Casa Verde e Amarela tem novas regras; descubra tudo!

Regras para concessão do Casa Verde e Amarela são reformuladas. Nessa semana, o governo federal anunciou que estará alterando alguns critérios para o financiamento pelo seu programa habitacional. A principal mudança diz respeito a possibilidade de aluguel pelo projeto.

Financiamento no Casa Verde e Amarela tem novas regras; descubra tudo! (Imagem: Reprodução/Caixa)
Financiamento no Casa Verde e Amarela tem novas regras; descubra tudo! (Imagem: Reprodução/Caixa)

Validado há menos de um ano, o Casa Verde e Amarela vem concedendo milhares de conjunto habitacionais em todo o país. Similar ao antigo Minha Casa Minha Vida, o projeto permite que a população dê entrada em um financiamento imobiliário, tendo taxas de juros mais baixas.

Mudanças nas regras contratuais

De acordo com as últimas informações liberadas nessa quarta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro estará editando as normas do projeto para ampliar o número de beneficiários.

Um de seus principais objetivos é ofertar contratos de locação pelo programa, garantindo assim uma maior rotatividade no mercado imobiliário.

Além disso, a equipe federal mencionou também mudanças no que diz respeito a concessão de subsídios para o Casa Verde e Amarela. Segundo fontes internas, as faixas de renda poderão ser reajustadas.

“O Ministério do Desenvolvimento Regional está tentando fazer alguns ajustes para que a produção volte a ser atrativa em cidades com até 100 mil habitantes”, diz Ronaldo Cury, vice-presidente de habitação do Sindicato da Construção (Sinduscon-SP).

Uma das propostas em debate é o aumento do subsídio para a população de baixa renda que reside em municípios e bairros mais carentes.

Segundo Cury, a decisão não deseja incrementar valores, mas remanejar recursos do programa destinados à subvenção.

No ano passado, sobraram recursos para subsídio e, em 2021, podem sobrar também”, acrescenta o vice-presidente do Sinduscon-SP.

Atuais requisitos de inscrição no Casa Verde e Amarela

Para participar é preciso ter uma renda mínima de R$ 2 mil e uma máxima de R$ 7 mil, sendo necessário apresentar a seguinte documentação:

  • Comprovação De Renda Feita (Holerite/Contracheque);
  • Documentos De Identificação (RG E CPF);
  • Comprovação De Estado Civil (Certidão De Nascimento Para Solteiros, Certidão De Casamentos Para Quem É Casado E Certidão De Casamento Averbada Para Divorciados);
  • Comprovante De Residência Atual;
  • Declaração De Contribuição Do Imposto De Renda, Se Necessário

É importante ressaltar que atualmente o projeto é dividido em três faixas de renda, da menor para a maior e as taxas de juros aplicadas ao Norte e Nordeste são mais baixas que demais locais do país. Para saber mais, clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.