Servidores federais ganham novo calendário da prova de vida; confira aqui!

Governo federal suspende cronograma da prova de vida para seus servidores. Na última semana, a gestão pública nacional informou que estará adiando a realização da renovação cadastral para quem atua em suas repartições. Segundo o informe, o procedimento para este grupo só será retomado em junho.

Servidores federais ganham novo calendário da prova de vida; confira aqui! (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Servidores federais ganham novo calendário da prova de vida; confira aqui! (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Enquanto parte significativa dos segurados do INSS se organizam para voltarem a realizar a prova de vida, os servidores seguem com o serviço suspenso.

Segundo publicação feita no Diário Oficial da União, a renovação cadastral funcionará com cronograma específico para os servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec).

Novas datas para quem é servidor

O texto explica que um novo calendário deverá ser publicado durante o mês de junho, exibindo as novas datas para a atualização dos documentos. Desse modo, quem atua como servidor público não deve seguir o cronograma oficial da prova de vida já anunciado pelo INSS.

A previsão é de que até o dia 30 de junho seja estipulado o calendário dos servidores, porém isso implica dizer que durante esse período seus salários não poderão ser suspensos. Segundo fontes internas, espera-se que a partir de agosto o grupo volte a fazer suas atualizações.

Ainda para os servidores é válido ressaltar que aqueles que estiverem com a prova de vida em atraso antes de março de 2020 o benefício deverá permanecer suspenso.

A liberação para o recebimento sem que haja a renovação só vem sendo feita para quem estava em dia, e teve o procedimento inviabilizado mediante a pandemia do novo coronavírus.

Prova de vida digital

Os servidores que foram convocados para realizar a prova de vida digital via SMS podem dar andamento ao procedimento. Nesse caso, é preciso criar uma conta no Meu INSS e no Gov.Br para poder fazer o registro.

Uma vez conectado, basta seguir as orientações exibidas na tela para fotografar o rosto, anexar o documento de identificação pessoal, e assim concluir seu processo de reconhecimento facial.

O órgão reforça que o funcionamento presencial nas agências permanece limitado, sendo feito apenas por meio de agendamento através também do Meu INSS.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA