Servidores federais ganham novo calendário da prova de vida; confira aqui!

Governo federal suspende cronograma da prova de vida para seus servidores. Na última semana, a gestão pública nacional informou que estará adiando a realização da renovação cadastral para quem atua em suas repartições. Segundo o informe, o procedimento para este grupo só será retomado em junho.

Servidores federais ganham novo calendário da prova de vida; confira aqui! (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Servidores federais ganham novo calendário da prova de vida; confira aqui! (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Enquanto parte significativa dos segurados do INSS se organizam para voltarem a realizar a prova de vida, os servidores seguem com o serviço suspenso.

Segundo publicação feita no Diário Oficial da União, a renovação cadastral funcionará com cronograma específico para os servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec).

Novas datas para quem é servidor

O texto explica que um novo calendário deverá ser publicado durante o mês de junho, exibindo as novas datas para a atualização dos documentos. Desse modo, quem atua como servidor público não deve seguir o cronograma oficial da prova de vida já anunciado pelo INSS.

A previsão é de que até o dia 30 de junho seja estipulado o calendário dos servidores, porém isso implica dizer que durante esse período seus salários não poderão ser suspensos. Segundo fontes internas, espera-se que a partir de agosto o grupo volte a fazer suas atualizações.

Ainda para os servidores é válido ressaltar que aqueles que estiverem com a prova de vida em atraso antes de março de 2020 o benefício deverá permanecer suspenso.

A liberação para o recebimento sem que haja a renovação só vem sendo feita para quem estava em dia, e teve o procedimento inviabilizado mediante a pandemia do novo coronavírus.

Prova de vida digital

Os servidores que foram convocados para realizar a prova de vida digital via SMS podem dar andamento ao procedimento. Nesse caso, é preciso criar uma conta no Meu INSS e no Gov.Br para poder fazer o registro.

Uma vez conectado, basta seguir as orientações exibidas na tela para fotografar o rosto, anexar o documento de identificação pessoal, e assim concluir seu processo de reconhecimento facial.

O órgão reforça que o funcionamento presencial nas agências permanece limitado, sendo feito apenas por meio de agendamento através também do Meu INSS.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.