Servidores federais ganham novo calendário da prova de vida; confira aqui!

Governo federal suspende cronograma da prova de vida para seus servidores. Na última semana, a gestão pública nacional informou que estará adiando a realização da renovação cadastral para quem atua em suas repartições. Segundo o informe, o procedimento para este grupo só será retomado em junho.

Servidores federais ganham novo calendário da prova de vida; confira aqui! (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Servidores federais ganham novo calendário da prova de vida; confira aqui! (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Enquanto parte significativa dos segurados do INSS se organizam para voltarem a realizar a prova de vida, os servidores seguem com o serviço suspenso.

Segundo publicação feita no Diário Oficial da União, a renovação cadastral funcionará com cronograma específico para os servidores aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec).

Novas datas para quem é servidor

O texto explica que um novo calendário deverá ser publicado durante o mês de junho, exibindo as novas datas para a atualização dos documentos. Desse modo, quem atua como servidor público não deve seguir o cronograma oficial da prova de vida já anunciado pelo INSS.

A previsão é de que até o dia 30 de junho seja estipulado o calendário dos servidores, porém isso implica dizer que durante esse período seus salários não poderão ser suspensos. Segundo fontes internas, espera-se que a partir de agosto o grupo volte a fazer suas atualizações.

Ainda para os servidores é válido ressaltar que aqueles que estiverem com a prova de vida em atraso antes de março de 2020 o benefício deverá permanecer suspenso.

A liberação para o recebimento sem que haja a renovação só vem sendo feita para quem estava em dia, e teve o procedimento inviabilizado mediante a pandemia do novo coronavírus.

Prova de vida digital

Os servidores que foram convocados para realizar a prova de vida digital via SMS podem dar andamento ao procedimento. Nesse caso, é preciso criar uma conta no Meu INSS e no Gov.Br para poder fazer o registro.

Uma vez conectado, basta seguir as orientações exibidas na tela para fotografar o rosto, anexar o documento de identificação pessoal, e assim concluir seu processo de reconhecimento facial.

O órgão reforça que o funcionamento presencial nas agências permanece limitado, sendo feito apenas por meio de agendamento através também do Meu INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.