O que acontece com quem não fizer a prova de vida do INSS em 2021?

Prazo para envio da prova de vida pelo INSS é retomado. A partir do mês de junho, os aposentados e pensionistas devem ficar atentos a atualização de seus cadastros. Suspenso devido a pandemia do novo coronavírus, o procedimento será retomado e por resultar no cancelamento dos benefícios previdenciários.

O que acontece com quem não fizer a prova de vida do INSS em 2021? (Imagem: Reprodução / Pixabay)
O que acontece com quem não fizer a prova de vida do INSS em 2021? (Imagem: Reprodução / Pixabay)

A prova de vida do INSS voltou e há muitos em dúvidas sobre o que seria e como funciona. Para quem é novo segurado da previdência, a atividade nada mais é do que uma renovação anual dos cadastros para assim garantir a concessão dos salários.

Quem deve fazer a prova de vida?

Ela é obrigatória para todo o segurado do INSS que receba salários mensais pelo órgão. Isso significa dizer que todos os tipos de aposentadoria, pensão, auxílio doença, BPC e demais abonos devem ter os cadastros renovados.

Não fiz a prova de vida, e agora?

Aguarde. A suspensão do salário só será realizada para quem estava em atraso anteriormente a março de 2020, período de chegada da pandemia do novo coronavírus. Se você entrou nessa época e não fez a sua renovação, fique tranquilo pois seu benefício ainda está garantido.

Já no caso daqueles que não apresentaram seus documentos oficiais antes mesmo da covid-19, é preciso entrar com recurso no INSS para renovar o cadastro e liberar o benefício.

De modo geral, a prova de vida funciona como uma certificação de que o cidadão contemplado permanece apto para receber seu salário.

Como fazer a prova de vida?

A duas formas de realizar o procedimento. A primeira delas é online. Nesse caso apenas quem recebeu um convite do INSS via SMS pode utilizar o Meu INSS para fazer a atualização. Basta estar cadastrado na plataforma e seguir o manual exibido na tela para realizar o processo de reconhecimento facial.

Já a prova de vida presencial deve ser feita em qualquer agencia bancária. Basta o cidadão comparecer dentro do prazo estipulado abaixo e apresentar um documento oficial com foto.

A atendente fará algumas perguntas para verificação de dados como endereço e meios de contato e depois o registro será efetuado.

Calendário para a prova de vida do INSS 2021

  • Quem não realizou em março/abril de 2020, realizará em junho de 2021;
  • Quem não realizou em maio/junho de 2020, realizará em julho de 2021;
  • Quem não realizou em julho/agosto de 2020, realizará em agosto de 2021;
  • Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em setembro de 2021;
  • Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em outubro de 2021;
  • Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em novembro de 2021;
  • Quem não realizou em março/abril/ maio de 2021, realizará em dezembro de 2021.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.