Consórcio Honda: Condições e formas de comprar seu veículo 0 km

Presente no mercado há quatro décadas, o Consórcio Honda tem sido referência no mercado de consórcio no país. Contando com centenas concessionárias em todo o Brasil para que o participante possa realizar o sonho de obter o veículo 0 km.

Consórcio Honda: Condições e formas de comprar seu veículo 0 km
Consórcio Honda: Condições e formas de comprar seu veículo 0 km (Imagem: Nasik Lababan/Pexels)

Um consórcio é uma reunião de pessoas físicas e jurídicas em um grupo que conta com um prazo de duração e número de pessoas determinados por uma administradora de consórcio.

Este possui o objetivo de oferecer aos integrantes, de forma igualitária, a compra de bens ou serviço sem intermédio de instituições financeiras — por meio de empréstimo de capital. No consórcio, os recursos usados para a aquisição dos bens são provenientes de pagamentos mensais dos integrantes.

Funcionamento do consórcio Honda

Primeiramente, o interessado em comprar um veículo deve adquirir a cota de consórcio com um revendedor autorizado. A Honda oferece diversos planos, com várias opções de prazos e parcelas.

Com as condições estabelecidas, será preciso fazer o pagamento das parcelas mensais em dia. Caso o pagamento esteja em ordem, o comprador garantirá a participação nas assembleias.

Nas assembleias mensais, os participantes do Grupo poderão ser contemplados por sorteio, lance fixo ou lance livre. Até o encerramento do Grupo de consórcio, todos os participantes serão contemplados.

Formação dos grupos

Neste consórcio, os grupos são formados conforme o valor do veículo e as características do plano de consórcio, segundo informado pelo FinanceOne. Aspectos como prazo, número de contemplações mensais e data de vencimento serão avaliados.

Assim, cada grupo possui sua particularidade. O valor da maior cota não pode ser maior do que 50% do valor da menor. Por meio dessa forma de organização, todos os participantes poderão ter facilidade de contemplação.

A contemplação do veículo poderá ser por meio de sorteio ou de lance. Com relação ao lance, há dois tipos: lance fixo e lance livre. O lance fixo é a porcentagem do valor da moto que é estabelecida pela administradora. Já o lance livre é qualquer oferta realizada pelo participante.

A pessoa que tiver o maior percentual será contemplada com o lance. Após a oferta, o valor dado será descontado do saldo devedor.

Com relação às parcelas, vale destacar que há algumas cobranças inclusas: fundo comum, taxa de administração, fundo de reserva e seguro de vida.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.