Valor da carne vai subir! Indústrias pedem socorro ao governo Bolsonaro

Nesta segunda, 24, as indústrias de carne suína e de frango, divulgaram um manifesto que apontava para um possível aumento no preços de seus produtos. Este aumento seria repassado aos consumidores do Brasil por conta dos custos com matérias primas, como o milho e a soja.

Valor da carne vai subir! Indústria emite sinal de alerta sobre o produto
Valor da carne vai subir! Indústria emite sinal de alerta sobre o produto (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ressaltou através de nota, a importância de novas desonerações tributárias e de novas medidas técnicas que possibilitem as importações de insumo com custos reduzidos. 

A nota também cita que o milho e a soja, insumos básicos que representam cerca de 70% dos custos de produção, tiveram aumento respectivo de mais de 100% e 60% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Isto ocasiona uma margem apertada e traz problemas financeiros para as companhias.

A situação do milho é mais complicada, pois a quebra de safra pela seca do pais impulsiona as cotações.

“O consequente e inevitável repasse ao consumidor já está nas gôndolas, mas em patamares que ainda não alcançam os níveis de custos”, explicou a ABPA, falando sobre as altas entre 40% e 45% nos custos de produção de aves e suínos em 12 meses.

Como forma de evitar esta situação, as representações setoriais pediram que o governo crie medidas para que o setor de proteína animal do país “tenha igualdade de competição pelos insumos em relação ao mercado internacional, evitando a desindustrialização e a perda de postos de trabalhos”.

No mês passado, o governo atendeu uma solicitação do setor para que a Tarifa Externa Comum fosse zerada para exportação de milho, soja e subprodutos, como por exemplo, o farelo de soja, de forma do Mercosul.

Porém, essa medida não bastou para que as compras externas com custos reduzidos se tornassem realidade. Isso fez com que o setor precisasse formalizar novos pedidos.

A nota da ABPA termina afirmando que a avicultura e a suinocultura garantem a segurança alimentar da população brasileira, e ainda responde por 4 milhões de empregos diretos e indiretos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.