A partir das 10h desta segunda-feira (24), a Receita Federal libera consulta ao primeiro lote da restituição do IRPF 2021. O primeiro pagamento está previsto para acontecer no dia 31 de maio, que também é o último dia do prazo para a entrega da declaração.
Ao todo, o primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2021 será pago a 3,4 milhões de contribuintes. As restituições do lote somam a quantia de R$ 6 bilhões.
Deste total, R$ 5,5 milhões serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo:
- 196.686 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 1.966.234 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 127.783 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 891.421 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O restante do lote será direcionado a 263 mil contribuintes não prioritários, que entregaram as declarações de exercícios anteriores até dia 28 de fevereiro deste ano.
Como consultar a restituição do IRPF 2021
A consulta da restituição pode ser feita no site da Receita Federal, informe o número de CPF, e data de nascimento. Caso esteja tudo certo com o seu documento, o sistema vai informar “Na fila de restituição”.
Por meio do serviço, o contribuinte ainda pode verificar se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição — como malha fina, por exemplo.
Caso inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora, de forma a corrigir as pendências. Cabe destacar que as restituições de declarações que tiverem inconsistência em caso de malha fina — serão liberadas após a correção pelo contribuinte.
Além da opção pela web, o contribuinte ainda pode contar com o serviço de consulta rápida das declarações por meio aplicativo Meu Imposto de Renda. Esta ferramenta está disponível para Android e iOS.
Calendário de restituições do IRPF 2021
Mesmo com a prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, o cronograma de pagamentos foi mantido. Confira as datas previstas de restituição:
- 1º lote — 31 de maio
- 2º lote — 30 de junho
- 3º lote — 30 de julho
- 4º lote — 31 de agosto
- 5º lote — 30 de setembro
Anteriormente, as restituições do IR eram feitas em sete lotes, com o pagamento do primeiro lote em julho. Desde o ano passado, as restituições passaram a ser pagas em cinco lotes. O primeiro lote passou a ser pago em maio.
Esta iniciativa da Receita Federal tem como objetivo de auxiliar os contribuintes em meio à pandemia de covid-19, com a agilização do pagamento das restituições.