DETRAN-MG lança sistema que libera desconto de 40% em multas

Os donos de veículos e motoristas de Minas Gerais, já podem escolher se querem receber as notificações infração de trânsito através do SNE (Sistema de Notificação Eletrônica). A solução tecnológica é uma das novidades do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e foi adotada pela Polícia Civil.

DETRAN-MG lança sistema que libera desconto de 40% em multas
DETRAN-MG lança sistema que libera desconto de 40% em multas (Imagem FDR)

Para começar a receber as notificações através do novo sistema, é preciso baixar ou atualizar o app Carteira Digital de Trânsito. Através desta novidade, o cidadão passará a receber as notificações emitidas pelo Detran-MG (Departamento Estadual de Trânsito) diretamente em seu celular.

Através do sistema o usuário pode ainda reconhecer que cometeu uma infração e abrir mão da defesa ou recurso. Ao fazer isso, ele garante um desconto de 40% se pagar a multa até a data de vencimento.

O delegado Eurico Da Cunha Neto, diretor do Detran-MG, avalia que o SNE é uma vantagem para os motoristas, pois, eles receberão as notificações de autuação mais rapidamente e poderão optar por pagar a multa com desconto. Isto, segundo ele, ajuda também o estado, diminuindo os custos com papel e postagem.

“Esse é mais um passo para a digitalização de serviços do Detran-MG. O SNE é, sem dúvidas, uma solução que proporciona agilidade, economia e praticidade”, disse.

Os donos de veículos que não optarem pelo SNE permanecem com direito de pagar suas multas com 20% de desconto até a data de vencimento.

Como acessar o SNE

O sistema é encontrado dentro do app Carteira Digital de Trânsito, o mesmo aplicativo utilizado para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e do Certificado do Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O aplicativo pode ser baixado em celulares Android e iOS.

Passo a passo 

  • Baixe o ou atualize o app CDT
  • No aplicativo insira sua senha do login único do governo federal
  • Na tela principal, vá no menu representado por “três linhas”
  • Clique em “Preferências” e, depois, em “Sistema de Notificação Eletrônica – SNE”
  • Leia com atenção os termos e as condições
  • Se concordar, marque a opção “Li e concordo com os termos e condições de adesão”.
  • Clique em “Aderir”.
  • Agora, insira os dados da sua CNH ou de seu veículo e clique, logo depois, em “Aderir ao SNE”
  • Por fim, você receberá uma mensagem de confirmação 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.