Detran faz campanha para renovação da CNH em Manaus; agende seu horário

Neste sábado (22), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizará o segundo mutirão para renovação de CNH, com 840 vagas para o serviço. Serão atendidas somente as pessoas que agendarem o atendimento exclusivo para a campanha para renovação da CNH em Manaus.

Detran faz campanha para renovação da CNH em Manaus; agende seu horário
Detran faz campanha para renovação da CNH em Manaus; agende seu horário (Imagem: Lucas Silva/Secom)

Assim como aconteceu no último sábado (15), o atendimento acontecerá entre 8h e 16h, na sede do Detran-AM. O local fica presente na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 2.884, no Parque 10, zona centro-sul da capital.

O Detran-AM disponibilizará 20 guichês do setor de habilitação para o atendimento ao público. Cabe ressaltar que as medidas de prevenção da pandemia serão respeitadas.

O órgão destaca que é importante que os usuários cheguem com somente dez minutos de antecedência do horário marcado. Não há a necessidade de as pessoas cheguem com tempo maior que esse.

O primeiro mutirão do ano, feito no último sábado, terminou com 840 pessoas agendadas. Do total, 669 compareceram ao órgão para efetuar o serviço.

A renovação da CNH é feita após o usuário cumprir as seguintes etapas: emissão e pagamento da taxa de renovação, coleta de digital, foto e assinatura. Em seguida, o motorista é encaminhado para realizar a avaliação médica em uma das clínicas credenciadas do Detran — presente na taxa da renovação.

A clínica médica ocorre por um sistema de distribuição igualitário dos exames. Assim, a pessoa não tem como decidir pelo local onde a avaliação médica será feita.

Documentos exigidos na renovação da CNH

Para o serviço de renovação da CNH, é necessário que o usuário apresente, no atendimento, originais e cópias dos seguintes documentos:

  • RG ou documento oficial equivalente;
  • Comprovante de residência atualizado — últimos três meses.

No caso de renovação nas categorias C, D e E, o motorista ainda deverá apresentar o laudo do exame toxicológico que pode ser feito nos Laboratórios Credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Agendamento para a companha para renovação da CNH em Manaus

O agendamento teve início nesta terça-feira (18) e pode ser realizado no site do Detran-AM. Este procedimento é separado em três etapas: serviço; data e local; e confirmação.

Para completar o agendamento, basta inserir as informações solicitadas pelo órgão estadual.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.