Valor do 13° salário antecipado está disponível para consulta no ‘Meu INSS’

Pontos-chave
  • A antecipação do 13º salário do INSS foi confirmada no início do mês, com o pagamento da primeira parcela já liberada em maio;
  • É importante lembrar que a antecipação só é válida para os beneficiários que recebem o abono natalino;
  • A consulta pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS;

A antecipação do 13º salário do INSS foi confirmada no início do mês, com o pagamento da primeira parcela já liberada em maio. Com isso, cerca de 31 milhões de aposentados e pensionistas do INSS podem consultar a data de pagamento, por meio do aplicativo ou site Meu INSS.

Valor do 13° salário antecipado está disponível para consulta no 'Meu INSS'
Valor do 13° salário antecipado está disponível para consulta no Meu INSS (Imagem: Reprodução Agência Brasil)

No dia 5 de maio foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto 10.695. Esse documento oficializou a antecipação do 13° do INSS. Essa medida faz parte das ações adotadas pelo governo para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Além dos aposentados, a antecipação irá beneficiar também aqueles que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão no ano corrente. O valor recebido será proporcional ao tempo do benefício.

É importante lembrar que a antecipação só é válida para os beneficiários que recebem o abono natalino. Dessa maneira, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou renda mensal vitalícia, não têm direito ao pagamento.

Consultar o 13º no Meu INSS

Os aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar o valor a ser recebido na primeira parcela de antecipação do 13º salário. A consulta pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
  • Selecione a opção “Extrato de Pagamento”;
  • Com o calendário na tela, selecione o mês-base, que deve ser janeiro de 2021;
  • Em seguida, clique na seta ao lado do número do benefício;
  • Ao clicar, aparecerá discriminados os detalhes dos vencimentos.

Calendário de antecipação do 13° do INSS 2021

O INSS possui dois calendários de pagamentos. O primeiro é destinando aos beneficiários que recebem um salário mínimo. Esses receberão a primeira parcela entre o final de maio e início de junho.

A segunda parcela será paga entre o final de junho e iniciou de julho. São dez dias de pagamentos, sendo um grupo por dia, conforme o final do número do benefício. Veja abaixo as datas:

Benefícios com valor de até um salário mínimo
Final 1ª parcela do 13º 2ª parcela do 13º
1 25 de maio 24 de junho
2 26 de maio 25 de junho
3 27 de maio 28 de junho
4 28 de maio 29 de junho
5 31 de maio 30 de junho
6 01 de junho 01 de julho
7 02 de junho 02 de julho
8 04 de junho 05 de julho
9 07 de junho 06 de julho
0 08 de junho 07 de julho

O outro calendário de pagamento do INSS é voltado para os beneficiários que recebem um valor acima do piso nacional. Esse calendário é mais curto e possui cinco dias de pagamentos. Sendo assim, inicia e termina na primeira semana do mês.

O Instituto paga dois grupos por dia nesse calendário. Isso ocorre porque o número de beneficiários é menor. O pagamento também ocorre de forma escalonada, conforme o final do número do benefício:

Benefícios com valor acima de um salário mínimo
Final 1ª parcela do 13º 2ª parcela do 13º
1 e 6 01 de junho 01 de julho
2 e 7 02 de junho 02 de julho
3 e 8 04 de junho 05 de julho
4 e 9 07 de junho 06 de julho
5 e 0 08 de junho 07 de julho

Antecipação do 13° do INSS de 2020

Essa medida foi adotada no ano passado, devido à pandemia de Covid-19. O intuito do governo ao fazer a antecipação foi ajudar os segurados que tiveram que enfrentar a doença e as despesas geradas com a pandemia.

Valor do 13° salário antecipado está disponível para consulta no 'Meu INSS'
Valor do 13° salário antecipado está disponível para consulta no Meu INSS (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

é importante lembrar que com a pandemia muitas pessoas foram demitidas. Com isso, muitos aposentados tiveram que arcar com toda a despesa da família. Além disso, teve acréscimo nas despesas de saúde e de alimentação, com a inflação.

Com isso, o pagamento da primeira parcela foi liberado no mês de abril e a segunda no mês de maio. O pagamento antecipado ocorreu por meio do Decreto n° 10.410, de 30 de junho de 2020.

O 13º salário do INSS já é pago todos os anos, porém, acontece no segundo semestre do ano. A primeira parcela do abono natalino é paga entre os meses de agosto e setembro e a segunda entre novembro e dezembro.

Essa última possui as reduções tributárias correspondentes ao Imposto de Renda, caso seja a situação. Sendo assim, possa ser que o aposentado ou pensionista não receba os outros 50% por completo.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.