Metrô de SP voltou a funcionar? Veja como ficam as linhas nesta quinta (20)

Um dia após início da greve, a paralisação foi suspensa e linhas do metrô de São Paulo (SP) voltam a operar normalmente nesta quinta-feira, 20. Decisão foi tomada após uma assembleia realizada na noite de ontem, 19, onde houve uma votação para dar fim ao manifesto. 

Metrô de SP voltou a funcionar? Veja como ficam as linhas nesta quinta (20)
Metrô de SP voltou a funcionar? Veja como ficam as linhas nesta quinta (20). (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Na ocasião 76% dos funcionários do metrô votaram a favor da suspensão da greve iniciada pela categoria. Desta forma, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata retomaram o funcionamento usual a partir das 04h40 desta quinta-feira, 20. 

A paralisação começou após um pedido de aumento salarial na margem de 10%, o qual não foi atendido. A reivindicação também solicitou a atualização dos direitos dos metroviários, além da inclusão do adicional noturno e férias. 

No entanto, a companhia declarou que mesmo diante de todas as reivindicações feitas pela categoria, apenas o adiantamento dos pagamentos referentes à participação nos lucros, junto ao abono salarial foram oferecidos aos funcionários. Ambas as propostas foram rejeitadas por 81% dos participantes.

Enquanto isso, uma nova assembleia está prevista para acontecer na próxima terça-feira, 25. Até lá, os funcionários do metrô de SP anunciaram que irão trabalhar sob protesto evidenciado através do uso de coletes em prol da campanha salarial, mantendo, de certa forma, o “estado de greve”. 

Durante a tarde desta quarta-feira, 19, na tentativa de uma conciliação entre os metroviários em greve e a administração do metrô, o dia terminou sem um acordo perante o Tribunal Regional do Trabalho. Na oportunidade, os juízes presentes apresentaram a proposta de uma cláusula de paz entre a categoria e o governo. 

Foi então que, através das redes sociais, o metrô comunicou que a operação parcial das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha seriam encerradas às 22h desta quarta-feira, 19. Por outro lado, a Operação Paese, com os ônibus gratuitos, teria continuidade até a 00h.

De acordo com a CET, o rodízio de veículos em São Paulo deve vigorar entre o período de 21h às 05h, embora tenha sido suspenso ontem, 19, liberando a circulação de automóveis. Desta forma, nenhum motorista que circulou nos horários mencionados foi multado. 

Vale mencionar que as estações da CTPM não pararam definitivamente devido à greve desta quarta, de maneira que também operaram normalmente nesta quinta-feira, 20, segundo o portal da companhia. A situação é a mesma nos terminais de ônibus da EMTU e dos terminais de ônibus urbanos da capital paulista.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.