Rodízio de carros em São Paulo está suspenso? Veja novas regras com greve do Metrô

Mudanças no trânsito de São Paulo devem afetar rotina dos trabalhadores. Nesta quarta-feira (19), diante da greve do metrô, a prefeitura anunciou que estará suspendendo o rodízio de carros. A ideia é descongestionar as linhas de ônibus e trens.

Rodízio de carros em São Paulo está suspenso? Veja novas regras com greve do Metrô (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Rodízio de carros em São Paulo está suspenso? Veja novas regras com greve do Metrô (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nas últimas semanas a cidade de São Paulo vem vivenciando um clima de instabilidade diante da greve dos metroviários. Reivindicando por melhorias de salário e qualidade em seus trabalhos, os profissionais inviabilizaram o funcionamento das linhas da grande capital.

Circulação dos carros liberadas

Para evitar aglomerações e tentar amenizar o impacto da suspensão do metrô, a prefeitura informou que estará autorizando a circulação de carros sem rodízio. Ou seja, não será preciso seguir as divisões de acordo com os grupos e placas. A medida ficará válida até às 05h desta sexta-feira (20), podendo ser prorrogada.

A prefeitura solicita, no entanto, que a população mantenha as demais regras de distanciamento social, deixando claro que as medidas de contenção da covid-19 ainda devem ser seguidas. Para quem descumprir há riscos de penalização com multas.

Divisão do rodízio de carros em SP

Final de placa – dia da semana

  • 1 e 2 – das 21h de segunda-feira às 5h de terça
  • 3 e 4 – das 21h de terça-feira às 5h de quarta
  • 5 e 6 – das 21h de quarta-feira às 5h de quinta
  • 7 e 8 – das 21h de quinta-feira às 5h de sexta
  • 9 e 0 – das 21h de sexta-feira às 5h de sábado

Sobre a greve do metrô

Até o momento os metrorodoviários seguem em negociação para definirem o fim da greve. Desse modo, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha do Metrô e a linha 15-Prata de monotrilho em São Paulo estão paradas. Na votação pelo sindicado, houveram 2.448 votos favoráveis à paralisação (77,42%), validando assim a atitude.

É válido ressaltar, no entanto, que as linhas 4 e 5, de operação privada, continuam funcionando.

A ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, respectivamente, informam que operarão normalmente nesta quarta-feira, das 4h40 à meia noite”, informaram as concessionárias por meio de nota.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.