Rodízio de carros em São Paulo está suspenso? Veja novas regras com greve do Metrô

Mudanças no trânsito de São Paulo devem afetar rotina dos trabalhadores. Nesta quarta-feira (19), diante da greve do metrô, a prefeitura anunciou que estará suspendendo o rodízio de carros. A ideia é descongestionar as linhas de ônibus e trens.

Rodízio de carros em São Paulo está suspenso? Veja novas regras com greve do Metrô (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Rodízio de carros em São Paulo está suspenso? Veja novas regras com greve do Metrô (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nas últimas semanas a cidade de São Paulo vem vivenciando um clima de instabilidade diante da greve dos metroviários. Reivindicando por melhorias de salário e qualidade em seus trabalhos, os profissionais inviabilizaram o funcionamento das linhas da grande capital.

Circulação dos carros liberadas

Para evitar aglomerações e tentar amenizar o impacto da suspensão do metrô, a prefeitura informou que estará autorizando a circulação de carros sem rodízio. Ou seja, não será preciso seguir as divisões de acordo com os grupos e placas. A medida ficará válida até às 05h desta sexta-feira (20), podendo ser prorrogada.

A prefeitura solicita, no entanto, que a população mantenha as demais regras de distanciamento social, deixando claro que as medidas de contenção da covid-19 ainda devem ser seguidas. Para quem descumprir há riscos de penalização com multas.

Divisão do rodízio de carros em SP

Final de placa – dia da semana

  • 1 e 2 – das 21h de segunda-feira às 5h de terça
  • 3 e 4 – das 21h de terça-feira às 5h de quarta
  • 5 e 6 – das 21h de quarta-feira às 5h de quinta
  • 7 e 8 – das 21h de quinta-feira às 5h de sexta
  • 9 e 0 – das 21h de sexta-feira às 5h de sábado

Sobre a greve do metrô

Até o momento os metrorodoviários seguem em negociação para definirem o fim da greve. Desse modo, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha do Metrô e a linha 15-Prata de monotrilho em São Paulo estão paradas. Na votação pelo sindicado, houveram 2.448 votos favoráveis à paralisação (77,42%), validando assim a atitude.

É válido ressaltar, no entanto, que as linhas 4 e 5, de operação privada, continuam funcionando.

A ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, respectivamente, informam que operarão normalmente nesta quarta-feira, das 4h40 à meia noite”, informaram as concessionárias por meio de nota.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.