Estado do Maranhão passa a conceder vale gás para a população. Diante dos efeitos econômicos do novo coronavírus, a aquisição de um botijão de gás para manutenção da cozinha tem se tornado cada vez mais cara. Para auxiliar os moradores de baixa renda, o governo do estado estará concedendo voucher para alguns grupos.
O preço do botijão de gás está em alta há meses e não apresenta indícios de queda. Há estados em que sua comercialização sai acima dos R$ 80, sendo inviável para parte significativa da população de vive na dependência de assistência social. Pensando nisso o estado do Maranhão criou o vale gás.
Detalhes sobre o benefício
Trata-se de uma espécie de voucher onde os moradores poderão utilizar os recursos para comprar seus botijões de gás. O público alvo do projeto são as pessoas em situação de vulnerabilidade social que obrigatoriamente estejam inscritas no Cadastro Único.
O processo de triagem vem sendo feito pelos gestores estaduais, priorizando aqueles com renda zero e os demais em vulnerabilidade. Cada pessoa aceita passa a ter direito a três cargas, o que equivale a um botijão de gás de 13 quilos.
De acordo com os informes do governo, cerca de 115 mil famílias maranhenses deverão ser contempladas. A ação pode ser ainda renovada para o segundo semestre deste ano a depender dos efeitos e desdobramentos da pandemia.
Entrega do vale gás se inicia hoje
Nesta quarta-feira (19), em solenidade especial, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser, dará início a entrega dos cartões. O evento acontecerá no Palácio dos Leões, às 10h, contando ainda com a presença do governador Flávio Dino.
De acordo com a assessoria de comunicação dos gestores, as entregas irão marcar o Dia ‘D’ da ação, contemplando inicialmente aqueles que residem nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.
Ao longo da semana, mais 207 cidades também serão beneficiadas. Conforme afirmou Flávio Dino, o programa objetiva minimizar os reflexos da pandemia da Covid-19 no âmbito social e fortalecer a Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
A cerimônia contará ainda com a participação dos beneficiários selecionados e representantes da empresa Nacional Gás, distribuidora credenciada para o programa estadual.