13° salário antecipado do INSS já consta no app Meu INSS; confira calendário

Segurados do INSS já podem conferir o valor do 13º salário antecipado em seus extratos. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social passou a informar a quantia exata que será concedida por meio do abono natalino. Dividido em duas rodadas, sua primeira parte ficará disponível a partir do próximo dia 25. Saiba como fazer sua consulta.

13° salário do antecipado já consta no app Meu INSS; confira calendário (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
13° salário do antecipado já consta no app Meu INSS; confira calendário (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A antecipação do 13º salário via INSS tem sido motivo de grande comemoração para os segurados de baixa renda. Diante da permanência do novo coronavírus, o governo federal optou por liberar logo o beneficio garantindo assim a rotatividade econômica do país. Para saber quanto irá receber o cidadão deve acessar o Meu INSS.

Processo de consulta ao 13º salário do INSS

A consulta é simples e pode ser feita em casa. Basta se conectar com o portal do Meu INSS ou acessar via aplicativo.

Na sequência, informe seus dados de identificação pessoal para poder entrar em sua conta privada. Feito isso, selecione a função ‘extrato de pagamento’ e confira os valores que devem ser creditados no mês de maio.

É importante ressaltar que o abono natalino foi dividido em duas parcelas de 50% cada. Isso significa dizer que o cidadão que recebe, por exemplo, R$ 2.200 todo mês em seu salário do INSS, durante maio terá um depósito de R$ 3.300, sendo liberado metade do décimo terceiro.

Os demais 50% passarão a ser concedidos no mês de junho. No entanto, nesta rodada haverá descontos referentes as taxações do imposto de renda. Aqueles que precisarem prestar conta com o leão terão a quantia debatida e o salário reajustado.

Calendário de pagamento do 13º via INSS

Benefícios de até um salário mínimo

Final do nº do benefício 1ª parcela (competência maio) 2ª parcela (competência junho)
1 25/mai 24/jun
2 26/mai 25/jun
3 27/mai 28/jun
4 28/mai 29/jun
5 31/mai 30/jun
6 01/jun 01/jul
7 02/jun 02/jul
8 04/jun 05/jul
9 07/jun 06/jul
0 08/jun 07/jul

Benefícios acima de um salário mínimo

Final do nº do benefício 1ª parcela (competência maio) 2ª parcela (competência junho)
1 e 6 01/jun 01/jul
2 e 7 02/jun 02/jul
3 e 8 04/jun 05/jul
4 e 9 07/jun 06/jul
5 e 0 08/jun 07/jul

Formas de pagamento do 13° salário do INSS

É válido ressaltar que o valor será depositado diretamente na conta bancária informada pelo segurado.

Para ter acesso, basta se conectar ao seu aplicativo bancário ou comparecer em alguma agencia da instituição com permissão imediata para saque.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.