Qual valor da 1ª parcela do 13° salário do INSS antecipada?

De acordo com o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, a antecipação do 13° salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terá sua primeira parcela paga no final do mês de maio e a segunda parcela em junho. Veja logo abaixo mais informações sobre a antecipação e quais são os valores das parcelas.

Qual valor da 1ª parcela do 13° salário do INSS antecipada?
Qual valor da 1ª parcela do 13° salário do INSS antecipada? (Foto: FDR)

Antes estava previsto para o mês de abril a antecipação do abono natalino para aposentados e pensionistas do INSS. Porém, o atraso nos trâmites em relação à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que foi aprovada e sancionada somente nos últimos dias, adiou o pagamento para maio.

A antecipação do 13º salário do INSS foi uma medida eventualmente adotada pelo Governo Federal através da Previdência Social e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Antes da pandemia de Covid19, a primeira parcela do 13° salário do INSS era paga em agosto e a segunda em novembro.

Entretanto, devido à Covid-19, desde o ano passado o governo começou a pagar a primeira do 13° para aposentados e pensionistas, entre 24 de abril a 8 de maio e a segunda parcela, entre 25 de maio a 5 junho.

Informativos que foram apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), destacam que a expectativa é para que em torno de 31 milhões de segurados do INSS sejam contemplados pela iniciativa. A medida pode injetar R$56 bilhões na economia do país.

Quais são os valores das parcelas?

A primeira parcela do 13° salário do INSS corresponde a 50% do valor total do benefício, mesmo que apresente algumas particularidades.

O valor da primeira parcela é integral e não possui a incidência de nenhum desconto. Já a segunda parcela conta com a soma de reduções tributárias do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), caso o pensionista em questão for contribuinte.

O pagamento do 13° salário aos aposentados e pensionistas é baseado no calendário de depósitos oficial do INSS, que normalmente acontece nos últimos dez dias de cada mês e início do período subsequente.

O calendário de pagamentos do benefício mensal se iniciou na última segunda-feira, 26, o que mostra que a primeira parcela da antecipação do 13° será paga no final de maio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!