Calendário do IPTU do DF inicia cobrança da 1ª parcela e cota única; veja datas

Desde esta segunda-feira (17), começaram a vencer as cotas do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP) do Distrito Federal. De acordo com o calendário do IPTU do DF, as datas de vencimento da primeira cota ou da cota única acontecem nesta semana.

Calendário do IPTU do DF inicia cobrança da 1ª parcela e cota única; veja datas
Calendário do IPTU do DF inicia cobrança da 1ª parcela e cota única; veja datas (Imagem: Montagem/FDR)

As datas de vencimento do IPTU 2021 e TLP variam de acordo com o número final da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CI/DF). O imposto pode ser pago em quatro parcelas ou em cota única.

Caso o contribuinte opte pelo pagamento em cota única, será possível garantir desconto de 5% no valor cobrado, caso o imóvel não tenha débitos na Receita do DF.

A primeira parcela e a cota única do tributo vencem em maio, na mesma data, conforme o número final da inscrição. As parcelas seguintes vencem em junho, julho e agosto, respectivamente.

Cabe ressaltar que as parcelas devem ter o valor mínimo de R$ 20. Se a soma do valor do IPVA com o da TLP for menor que R$ 40, o pagamento também deverá ser feito em cota única.

Calendário do IPTU do DF

  • Final da inscrição 1 e 2 — 17 de maio; 21 de junho; 19 de julho; 23 de agosto
  • Final da inscrição 3 e 4 — 18 de maio; 22 de junho; 20 de julho; 24 de agosto
  • Final da inscrição 5 e 6 — 19 de maio; 23 de junho; 21 de julho; 25 de agosto
  • Final da inscrição 7 e 8 — 20 de maio; 24 de junho; 22 de julho; 26 de agosto
  • Final da inscrição 9 e 0 — 21 de maio; 25 de junho; 23 de julho; 27 de agosto

Acesso ao boleto de pagamento do IPTU 2021

Os carnês do IPTU foram enviados para os endereços dos contribuintes, exceto para aqueles que já adiantaram alguma cota e para quem realizou a indicação do programa Nota Legal. Nesta situação, o boleto com desconto pode ser emitido no site ou aplicativo da Secretaria de Economia.

Além do envio por correspondência e da emissão pela internet, os boletos do IPTU e da TLP podem ser pagos diretamente no Banco de Brasília (BRB). Para isso, basta informar o número de inscrição do imóvel.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.