Gestantes e puérperas voltam a receber vacina nesta segunda (17) em SP

Na última quarta-feira (12), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) afirmou que a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades será retomada em todo o estado hoje, dia 17 de maio.

publicidade
Gestantes e puérperas voltam a receber vacina nesta segunda (17) em SP
Gestantes e puérperas voltam a receber vacina nesta segunda (17) em SP (Imagem: Reprodução / FDR)

A imunização do grupo foi interrompida na manhã de terça (11), depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aconselhar a suspensão imediata da aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas.

Já que a prescrição atual do fabricante não indica o uso desta vacina em grávidas sem orientação médica.

publicidade

Retomada da vacinação

De acordo com a gestão estadual, a retomada foi possível por causa do remanejamento de doses realizado pela Secretaria da Saúde e da entrega do novo lote de vacinas da CoronaVac, que foram enviadas pelo Instituto Butantan ao Ministério da Saúde nesta quarta (12).

“É possível que isso ocorra neste momento devido ao planejamento e logística do Plano Estadual de Imunização, que nos permitiu, com a entrega hoje da vacina do Butantan, um remanejamento de grade. Então, o planejamento que nós fazemos todo o tempo nos permite que no dia 17 de maio reabra para esse grupo que ontem foi logo pela manhã suspenso”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Regiane de Paula.

Quem será vacinado?

Ao todo, em torno de 100 mil gestantes e puérperas (mães de recém-nascidos), que possuem comorbidades, vão receber a vacina nesta segunda-feira.

Na coletiva, o governo paulista também divulgou a vacinação de pessoas com comorbidades e deficiência permanente de 45 a 49 anos a partir do dia 21 de maio.

Vacinação na cidade de São Paulo

Na última quarta (12), a cidade de São Paulo recebeu um novo lote de vacinas da Pfizer e poderia retomar a vacinação desse público, seguindo o cronograma do governo estadual.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, as doses serão voltadas às pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos, que começaram a ser imunizadas em todo o estado.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

“Nós estamos recebendo 273 mil doses a partir de hoje. Devemos fazer o descongelamento dessas vacinas a partir de amanhã e distribuir nas 468 Unidades Básicas de Saúde, e a partir de sexta-feira nós iniciamos a vacinação das pessoas com comorbidades aqui na cidade, entre 55 e 59 anos”, disse o secretário.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.