Segurados do BPC ganham salário de R$ 1.100 e podem garantir vaga na fila de vacinação contra o novo coronavírus. Nas últimas semanas, o ministério da saúde vem renovando o cronograma de imunização para os grupos prioritários. Quem recebe pagamentos do Benefício assistencial à pessoa com deficiência já pode agendar a primeira dose. Saiba quais comorbidades são aceitas.
O BPC nada mais é do que um benefício, concedido pelo INSS, para os brasileiros que têm problemas de saúde. O cidadão que não conseguir exercer suas atividades de trabalho por alguma questão médica passa a ser contemplado com um salário de R$ 1.100 mensal.
No entanto, além do pagamento agora é possível ter acesso a fila de vacinação do novo coronavírus.
Quais doenças garantem inclusão no BPC
De acordo com os informes concedidos pelo ministério da saúde, todo o segurado do BPC passa a ser considerado como grupo prioritário na imunização.
Porém, a vinculação ao benefício ocorre por regras específicas, sendo necessário comprovar o laudo de uma das doenças abaixo:
- tuberculose ativa;
- hanseníase;
- alienação mental;
- neoplasia maligna;
- cegueira;
- paralisia irreversível e incapacitante;
- cardiopatia grave;
- mal de Parkinson;
- espondiloartrose anquilosante;
- nefropatia grave;
- estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
- Síndrome da Imunodeficiência Adquirida — AIDS;
- contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada; e
- hepatopatia grave.
Como solicitar o BPC?
O processo de solicitação é simples. Inicialmente o cidadão deve fazer sua avaliação médica para atestar sua doença. Depois, acessando o Meu INSS ele seleciona a aba do BPC e sinaliza seu interesse em receber o salário.
Para isso é preciso enviar uma série de documentações de identificação pessoal e todos os exames e laudos validados por um profissional de saúde com o CRM em dia.
Anteriormente a pandemia, o procedimento médico ere feito através de uma perícia concedida pelo próprio INSS, porém o serviço foi suspenso e passou a ser terceirizado.
Anexados os registros necessários, basta aguardar o tempo de validação do órgão e acompanhar seu protocolo para saber se a solicitação foi aceita. Caso sim, em 30 dias você passa a receber seu salário de acordo com o cronograma de pagamentos do INSS e também pode agendar sua vacina.