Meu cartão de crédito foi clonado, e agora? Veja o que fazer em caso de golpe

Recebeu a notícia que seu cartão de crédito foi clonado? Veja logo abaixo mais informações sobre o que fazer se foi vítima desse golpe. E como funciona o esquema por trás da clonagem de cartões.

Meu cartão de crédito foi clonado, e agora? Veja o que fazer em caso de golpe
Meu cartão de crédito foi clonado, e agora? Veja o que fazer em caso de golpe (Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels)

O que é a clonagem de cartão?

Quando todos os dados presentes no seu cartão são transferidos para outro cartão ocorre a clonagem. Isto é, possibilitando que terceiros possam realizar compras usando seu nome e informações bancárias.

Por mais que a maioria dos cartões brasileiros possuam chip, o que diminui muito o número de fraudes por evitar a cópia dos dados, os criminosos deixam de optar pela clonagem física.

Esta é feita através de leitores alterados implantados em caixa eletrônicos e máquinas de pagamento. Agora, eles passaram a usar técnicas com os golpes de forma online em sites ou aplicativos.

Quando um cartão de crédito é clonado?

Seu cartão pode ser clonado em qualquer lugar, como por exemplo:

  • Se o cartão não tem chip, há mais facilidade em cloná-lo, você pode ser clonado em caixas eletrônicos de bancos ou 24horas. Já que um leitor adulterado pode copiar a trilha magnética que existe atrás do cartão.
  • Cartões com chip dificultam a clonagem em locais físicos. Porém existem casos de quadrilhas que instalaram um sistema em máquinas de pagamento. Desta forma, existe a possibilidade de ler as informações do chip e copiar os dados.
  • É possível ter seu cartão clonado em sites de compras, ou aplicativos com cobranças internas. Os fraudadores não precisam mais ter o cartão físico para realizar o golpe, pois tendo seu nome, data de validade e código de segurança já dá para aplicá-lo.

O que fazer se meu cartão de crédito foi clonado?

Se ao verificar o extrato da sua conta ou fatura do seu cartão, tiver analisado cobranças de gastos que você não identifica o usuário deve:

  • Solicitar o bloqueio ou cancelamento imediato do cartão;
  • Analise e saiba cada cobrança que você não reconhece;
  • Realize um B.O. (boletim de ocorrência), pois se chegar qualquer protesto em seu nome, você tem mais comprovantes de não era você usando o cartão;
  • Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos. Entre no Alerta de Documentos Serasa.