Facebook Pay: Como baixar? Quem tem acesso? Tire suas dúvidas

O Facebook Pay, sistema de pagamentos do Facebook, já está disponível no Brasil. A novidade permite fazer transferências entre contatos, e em breve mais funções serão liberadas. Saiba mais sobre esta novidade no mundo dos pagamentos digitais.

Facebook Pay: Como baixar? Quem tem acesso? Tire suas dúvidas
Facebook Pay: Como baixar? Quem tem acesso? Tire suas dúvidas (Imagem: Pixabay)

Os usuários do Facebook podem cadastrar seus cartões de crédito e débito ou podem também utilizar uma conta do PayPal. Em nosso país, o Facebook Pay aceita os cartões das bandeiras Visa e Mastercard.

De acordo com a empresa, o Facebook Pay está disponível no Brasil desde junho do ano passado. Ele já podia ser utilizado para compras de ingresso em jogos e eventos.

Os usuários podem adicionar informações de pagamento à ferramenta e configurar opções de segurança, como a criação de um código PIN e uso de biometria para confirmar transações.

Na tela de configuração do Facebook Pay, dentro do app do Facebook, os usuários podem conferir o saldo de Estrelas, moeda própria que foi lançada pela rede social para apoiar os criadores de conteúdo em suas transmissões ao vivo.

As Estrelas dependem do Facebook Pay para serem processadas e convertidas em dinheiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

Futuramente, a plataforma de pagamentos poderá ser usada no marketplace da rede social. Sendo assim, algumas páginas vão poder incluir a opção “Pagar com o Facebook” ao configurar suas lojas no marketplace da rede social.

Configurando o Facebook Pay

Para começar, cadastre seu cartão de crédito da seguinte forma:

  • Abra o aplicativo do Facebook e entre no menu sanduíche
  • Role a tela e vá em “Configurações e privacidade”
  • Acesse “Configurações”
  • Toque em “Facebook Pay”
  • Vá em “Adicionar forma de pagamento” para cadastrar um cartão de crédito ou débito, ou conta do PayPal na plataforma

WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay já está disponível para alguns usuários do aplicativo de mensagens no Brasil. Se a função já está aparecendo é possível enviar e recebe valores através do app.

Como fazer pagamentos pelo WhatsApp Pay?

  • Toque no ícone de “clipe de papel” no Android ou “+” no iPhone e selecione a opção “Pagamento”
  • Insira o valor que deseja pagar e uma mensagem se quiser
  • Clique em “Pagar” e insira sua senha do Facebook Pay
  • O pagamento aparecerá como se fosse uma mensagem na conversa do WhatsApp, e o contato precisa aceitar o pagamento. Após isso, o dinheiro cairá na conta do beneficiado.
  • Se esta for a primeira vez que estiver usando o serviço, aceite os termos de uso, crie um PIN ou senha do Facebook Pay.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.