Salvador anuncia abertura de cinemas e NOVOS horários do comércio

Na última terça-feira, 11, a Prefeitura de Salvador fez um comunicado sobre a flexibilização nos setores de comércio e serviços diante da fase amarela de enfrentamento à Covid-19. Desta forma, além da abertura de alguns estabelecimentos haverão novos horários do comércio

Salvador anuncia abertura de cinemas e NOVOS horários do comércio
Salvador anuncia abertura de cinemas e NOVOS horários do comércio. (Imagem: Márcio Filho/MTUR)

A medida permite a abertura de cinemas, clubes esportivos e sociais, bem como de centros e espaços de convenções. Em dias “livres” o comércio local também terá um novo horário de funcionamento. 

Shoppings, lojas de rua, barbearias, entre outros estabelecimentos de Salvador estavam funcionando de maneira escalonada. A atuação ficava proibida aos finais de semana.

No entanto, embora estes serviços e comércios tenham ganhado flexibilidade nos horários desta terça em diante, ainda há certas limitações que devem ser respeitadas. Veja a seguir o quadro de atividades na fase amarela:

  • Construção civil: 07h às 17h;
  • Clínicas de estética: 07h às 20h;
  • Escritórios administrativos: 10h às 19h;
  • Escritórios de advocacia: 10h às 19h;
  • Autoescolas: 10h às 20h;
  • Comércio de Rua: 10h às 18h;
  • Shoppings, centros comerciais e similares: 10h às 21h;
  • Barbearias, salões de beleza e similares: 10h às 20h;
  • Restaurantes, bares, pizzarias, temakerias e similares: 11h às 21h30;
  • Lanchonetes: 07h às 15h;
  • Clubes sociais, recreativos e esportivos: 06h às 22h;
  • Cinemas: 10h às 22h;
  • Centro e espaços de convenções: horário livre.

Na oportunidade, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, explicou que a medida de flexibilização nos horários do comércio foi tomada após o monitoramento dos casos de Covid-19 na cidade.

A capital baiana apontou uma redução nos registros de casos confirmados durante os últimos 15 dias, bem como a redução na média móvel.

A decisão também foi influenciada pela agilidade na campanha de vacinação contra a Covid-19. Até o momento, 600 mil munícipes já foram imunizados, ou seja, 20% da população total e 30% do público alvo.

É importante lembrar que algumas outras cidades baianas também já haviam promovido flexibilizações nos horários do comércio em virtude do Dia das Mães.  Em Vitória da Conquista, Feira de Santana, Salvador e Itabuna, shoppings, comércio de rua, bares e restaurantes ganharam um novo horário de funcionamento. 

A flexibilização ocorreu após o comunicado do Governo da Bahia que prorrogou o toque de recolher. A circulação de pessoas nas ruas ficou proibida entre o período de 21h às 05h até a última segunda-feira, 10. 

No entanto, algumas cidades baianas fizeram alterações perante decretos municipais de acordo com o cenário específico de cada localidade. Essas alternativas foram implementadas devido ao grande impacto que o Dia das Mães tem sobre o comércio nacional.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.