INSS libera mais um pagamento de restituições para os segurados que tiverem seus benefícios atrasados ou diminuídos. Se você começou a receber pensão ou aposentadoria entre 2003 e 2009 fique atento, o processo de revisão salarial foi aprovado e deverá injetar mais de R$ 116 milhões na economia nacional. Saiba se será um comtemplado.
As restituições do INSS nada mais são do que a concessão de um novo pagamento destinado exclusivamente para quem teve o benefício alterado indevidamente.
Na grande maioria dos casos ela é aprovada quando a avaliação de liberação do INSS ficou em atraso, ou quando o cálculo de definição do salário diferencia das regras previdenciárias.
Quem tem direito a restituição do INSS?
Atualmente o órgão passou a conceder os reajustes para aqueles que, entre 2003 e 2009, estavam recebendo valores de auxílio, pensão e aposentadoria.
Nesse caso, cerca de 98.458 pessoas serão contempladas, tendo a grande maioria mais de 60 anos de idade. Como mencionado acima, o valor total a ser pago é de R$ 116 milhões, de acordo com o relatório do próprio INSS.
A concessão ocorrerá para os segurados da:
- Pensão por morte;
- Auxílio doença previdenciário;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio acidente previdenciário;
- Auxílio doença por acidente de trabalho;
- Aposentadoria por invalidez por acidente de trabalho;
- Auxílio doença por acidente de trabalho;
- Auxílio acidente;
- Pensão por morte por acidente de trabalho.
Como saber se meu nome foi incluso na folha de restituição?
O procedimento de consulta é simples e pode ocorrer de duas formas:
- Serviço Meu INSS
- Central de Atendimento, pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para quem for tentar pelo site, basta preencher o formulário de identificação pessoal e selecionar a guia do processo. Na página, haverá um informe explicitando o andamento da análise. É importante ressaltar que o valor a ser concedido só pode ser informado via justiça.
Calendário de pagamento
Para o mês de maio os pagamentos ocorreram da seguinte forma:
- final 1 e 6: 2 de maio
- final 2 e 7: 3 de maio
- final 3 e 8: 6 de maio
- final 4 e 9: 7 de maio
- final 5 e 0: 8 de maio
Quem teve o benefício depositado, basta acessar a conta bancária informada ao INSS e fazer o saque ou transferência a qualquer momento.