Plano de saúde digital: Como funciona? Vale a pena contratar em 2021?

Pontos-chave
  • O plano de saúde digital foi desenvolvido, com o intuito de facilitar a contratação do serviço;
  • Oferece uma gestão completa por meio do aplicativo;
  • Outra função que tem ganhado os clientes são os médicos de família;

O plano de saúde digital foi desenvolvido, com o intuito de facilitar a contratação do serviço. Essa ferramenta veio em meio a uma demanda que busca por um plano que atenda os clientes insatisfeitos e que possua um preço acessível.

Plano de saúde digital: Como funciona? Vale a pena contratar em 2021?
Plano de saúde digital: Como funciona? Vale a pena contratar em 2021? (Imagem: Marcelo Leal/Unsplash)

O Brasil possui diversos planos de saúde, porém, muitos cobram um valor inacessível ou não tem uma boa cobertura. Observando essa defasagem no mercado, startups criaram o plano de saúde digital com o intuito de entrar nesse mercado.

O plano de saúde digital promete atender esses clientes insatisfeitos. Além disso, oferece uma gestão completa por meio do aplicativo. Outra função que tem ganhado os clientes são os médicos de família.

Esses indicam, pelo app, se é necessário ir a um pronto socorro ou fazer o agendamento para um especialista. É importante ficar atento, pois algumas empresas cobram coparticipação em consultas ou nos atendimentos de pronto socorro. As empresas mais conhecidas nesse setor são a QSaúde e Alice.

Plano de saúde digital Qsaúde

A empresa oferece planos individuais, com Médico de Família da Clínica Einstein que acompanha todo o seu histórico de saúde. Além disso, o acesso à equipe médica fica disponível 24h por dia, todos os dias da semana, por meio do aplicativo. As consultas e exames também são marcados pelo aplicativo, sem nenhum problema.

Plano de saúde digital: Como funciona? Vale a pena contratar em 2021?
Plano de saúde digital: Como funciona? Vale a pena contratar em 2021? (Imagem: divulgação / Qsaúde)

Os reajustes são controlados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e são de 8,49% ao ano. A empresa dispõe de plano personalizado, com base nas respostas do seu Questionário de Saúde e histórico de saúde.

Além disso, a Qsaúde dispõe de uma equipe de enfermeiros que oferece orientações especializadas e incentiva hábitos de vida saudáveis, com base no seu perfil. A empresa trabalha com prontuário integrado. Dessa maneira, todas as suas informações ficam reunidas.

No site do Qsaúde é possível simular um plano de saúde digital. Para isso, é preciso informar o nome completo, o número do celular, e-mail, data de nascimento e CPF. Caso queira simular um plano para a família, basta indicar o número de dependentes e a sua data de nascimento.

A empresa oferece o plano Qconforto, Qconforto plus, Qdemais, Qtop e Referência. Eles possuem diferenças no valor a ser pago, nos hospitais que aceitam e no tipo de atendimento (enfermaria ou apartamento).

Após contratar é preciso baixar o aplicativo. Será enviado por e-mail o link para download do App Qsaúde e também o número da sua carteirinha e dos dependentes (se tiver). A senha de acesso é a mesma que foi cadastrada no site durante a contratação do plano.

Depois dessa etapa, é necessário preencher o Questionário de Saúde. Essa opção estará disponível no aplicativo, na área “Saúde”. Por fim, basta agendar a primeira consulta com o médico de família no App e escolher a unidade de sua preferência.

Não há limites para a inclusão de dependentes. A inclusão pode ser feita a qualquer momento. Serão aceitos cônjuge, filhos com até 24 anos e menores tutelados. Para mais informações, é possível falar com GuiaQ Administrativo pelo WhatsApp ou telefone (11) 3003-6000.

Plano de saúde digital Alice

A Alice oferece cobertura a hospitais, laboratórios e especialistas. O histórico de saúde é integrado em um único sistema que é disponibilizado no aplicativo. Além disso, oferece o Time de Saúde Alice que é formado por médicas(os), enfermeiras(os), nutricionistas e preparadores físicos.

O intuito é que esses profissionais acompanhe o paciente na saúde e na doença. Para falar com eles basta acessar o aplicativo ou na Casa Alice que estarão disponíveis todos os dias da semana.

Após contratar o plano, o paciente tem uma consulta imersão com o médico e o enfermeiro. Nesse primeiro contato é falado sobre a saúde, física e mental, e quais são os planos de vida. Com esses dados é traçado um Plano de Ação.

A plataforma da Alice oferece a simulação de plano. Para isso, é preciso preencher um questionário que leva 30 segundos. As perguntas são impessoais e querem criar um perfil, para apresentar os valores e disponibilidades.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.