Na capital paulista, o rodízio noturno para carros de passeio passou por mudanças para se encaixar nas alterações do Plano São Paulo do governo estadual. A partir de hoje, 10 de maio, os veículos terão restrição de circulação dependendo do número final de sua placa, sempre de segunda a sexta, das 21h às 5h, inclusive aos fins de semana.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes), a medida que está em vigor desde o mês de março, tem o objetivo de reduzir a circulação de veículos no período noturno, assim como a proliferação do coronavírus, seguindo a restrição decretada pelo governo.
Permanecem suspensos os horário tradicionais do rodízio municipal para carros, das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Como fica o rodízio de veículos em São Paulo por número final das placas?
- Placas 1 e 2: não pode circular das 21h de segunda-feira às 5h de terça
- Placas 3 e 4: não pode circular das 21h de terça-feira às 5h de quarta
- Placas 5 e 6: não pode circular das 21h de quarta-feira às 5h de quinta
- Placas 7 e 8: não pode circular das 21h de quinta-feira às 5h de sexta
- Placas9 e 0: não pode circular das 21h de sexta-feira às 5h de sábado.
Caminhões e outras restrições
Para os caminhões, as regras do rodízio municipal tradicional continuam valendo, ou seja, das 7h às 10h e das 17h às 20h, de acordo com o número final da placa.
A Zona Azul e o horário de todas as outras restrições impostas na cidade permanecem em vigor: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).
Motoristas que circulam em locais e horários não permitidos cometem infração de trânsito de nível médio, o que corresponde a multa de R$ 130,16, além de quatro pontos no prontuário do condutor.