Ampliação de carência para empréstimos do Pronampe é anunciada pelo governo

Começou a valer o aumento do período de carência para os empréstimos que foram conseguidos por meio do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas)

Ampliação de carência para empréstimos do Pronampe é anunciada pelo governo
Ampliação de carência para empréstimos do Pronampe é anunciada pelo governo (Foto:FDR)

De acordo com a Caixa Econômica, a carência pode aumentar em até três meses, indo de 8 para 11 meses no total. Apesar disso, o prazo total do contrato não sofre alterações.

Pronampe

O Pronampe foi criado em maio de 2020 pelo governo federal para ajudar financeiramente os pequenos negócios, com a intenção de manter os postos de trabalho em meio a pandemia do coronavírus. 

Quais os requisitos para contratar o Pronampe?

  • O valor mínimo de contratação é de R$ 15 mil;
  • O prazo total de financiamento é de 36 meses, com 8 meses de carência para o pagamento da primeira parcela. Vale ressaltar que se o empresário optar pela carência, ele deverá concluir o pagamento total nos 28 meses seguintes;
  • A taxa de juros é composta pela Selic acrescida de 1,25% ao ano;
  • O Fundo de Garantia de Operações (FGO) é o meio de garantia para a aprovação do financiamento. Nessa condição, o Programa FGO Pronampe honrará até 100% de cada operação contratada, ou seja, o governo é o avalista, não necessitando de fiador ou patrimônio para aprovação do crédito;
  • O governo federal estendeu a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) até 02 de outubro, mantendo a alíquota zero sobre as operações de crédito contratadas.

Qual a finalidade do crédito?

Os empresários podem usar a linha de crédito para investimentos, como compra de equipamentos, máquinas, reformas e outros.

Outra forma de usar é com as despesas como salário, pagamento de contas, compra de mercadorias, dentre outros;

Qual a taxa de juros e o prazo de pagamento?

A taxa de juros do programa é de  1,25% ao ano,junto com a taxa Selic, que hoje é de 2%. Para o prazo máximo de pagamento das operações contratadas do programa é de 36 meses, com carência de oito meses para realizar o pagamento.

Qual o limite de crédito?

O limite do crédito é de 30% no faturamento.As empresas que foram criadas menos de 1 ano, o valor pode ser de 50% do capital social ou de 30% da média do faturamento mensal. 

Como pedir a ampliação da carência do Pronampe?

Essa solicitação pode ser realizada através do Internet Banking da Caixa

  • Vá ao espaço destinado aos “Contratos” no menu
  • Selecione a opção “Solicitar Prorrogação de Pausa Pronampe”
  • Clique em “Confirmar”