Descontos de 99% e entrega em 15 dias da AliExpress é confiável? Descubra!

Um dos principais sites do compras internacionais que entregam no Brasil, o AliExpress tem oferecido cada vez mais condições especiais aos clientes. Como forma de manter um contato mais próximo com os brasileiros, a empresa de varejo passará a oferecer grandes descontos e melhora dos prazos de entrega.

Descontos de 99% e entrega em 15 dias da AliExpress é confiável? Descubra!
Descontos de 99% e entrega em 15 dias da AliExpress é confiável? Descubra! (Imagem: CardMapr.nl/Unsplash)

A AliExpress é um marketplace, presente no grupo Alibaba, que atua há onze anos no Brasil. Esta empresa de varejo é um dos principais e-commerces da China, sendo concorrente direto da Amazon em escala mundial.

Para que o consumidor brasileiro tenha mais desconto, o site tem investido no social commerce — em que os usuários auxiliam uns aos outros no momento da compra pela internet. Uma nova ferramenta será disponibilizada em maio, chamada de “Pechincha”.

Ao acessar o “menu”, os usuários encontrarão um conjunto de produtos, de categorias distintas. Ao clicar em determinado produto, um link será gerado. Dessa forma, será possível compartilhá-lo com outras pessoas próximas para ganhar descontos.

Quanto mais pessoas clicarem no link, mais descontos serão disponibilizados. O percentual de desconto pode chegar a 99% comparado ao preço original. Como forma de oferecer mais facilidade para a compra, a empresa de varejo passou a oferecer parcelamento em até seis vezes.

A logística também tem sido uma preocupação do marketplace. No fim do ano passado, a empresa passou a fretar quatro voos por semana da China para o Brasil. Como resultado, a chegada dos produtos reduziu de meses para uma média de duas semanas, segundo informado pela Exame.

Confiabilidade do AliExpress e cuidados a serem tomados

Com base na avaliação de clientes, o site Reclame Aqui informa que o AliExpress possui uma reputação regular — com nota 6,2 de 10. Das 6377 reclamações feitas até 30 de abril deste ano, 6027 foram respondidas. Segundo o site, o índice de solução é de 60,7%.

Por se tratar de compra e venda pela internet, há riscos ao consumidor. Mesmo com os preços baixos, alguns cuidados devem ser tomados para que as chances de lidar com problemas futuros diminuam.

De qualquer forma, antes de realizar a compra online, é sempre importante se informar sobre o vendedor. Por ser um marketplace, qualquer pessoa pode anunciar e vender produtos. Sendo assim, o cuidado deve ser ainda maior.

Vale também conferir se a empresa de varejo fornece dados essenciais ao cliente. Mesmo em caso de problemas enfrentados com o produto, o AliExpress ainda conta com a possibilidade de estorno. Neste caso, o cliente deve se informar sobre as condições para cada caso.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.