Isenção da taxa do ENEM 2021 ganha edital; veja regras já definidas

A data de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 ainda não foi divulgada, mas o INEP já publicou edital para a solicitação de isenção da taxa do ENEM 2021. Confira agora se você pode solicitar a isenção para a próxima edição do exame.

Isenção da taxa do ENEM 2021 ganha edital; veja regras já definidas
Isenção da taxa do ENEM 2021 ganha edital; veja regras já definidas (Imagem/Reprodução: UOL Educação)

Todos os anos o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e Ministério da Educação concedem milhares de isenções para os estudantes brasileiros participarem do ENEM.

Saiba abaixo mais sobre o pedido de isenção para o ENEM 2021.

Isenção do ENEM 2021

Na última segunda-feira, 3, o INEP divulgou a lista o edital sobre a isenção do ENEM 2021.

Três condições estão previstas para a concessão da isenção, confira:

  • Estudantes da rede pública de ensino que estão cursando o ensino médio;
  • Pessoas que já concluíram o ensino médio e que fizeram todo ele na rede pública ou na condição de bolsista na rede particular e que tenham renda familiar até um salário e meio por pessoa;
  • Estudantes na condição de vulnerabilidade socioeconômica. Que sejam membros de famílias de baixa renda e estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Cronograma de isenção da taxa do ENEM 2021

Confira abaixo as datas do processo de isenção:

  • 17 a 28 de maio: Período para justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção ;
  • 09 de junho: resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021
  • 14 a 18 de junho: recurso sobre a justificativa de ausência e o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021;
  • 25 de junho: resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021.

Vale lembrar que esse período não é relacionado a inscrição do ENEM ainda, mas apenas ao pedido de isenção da taxa de inscrição no exame.

Também é importante mencionar que os estudantes precisam ficar atentos aos motivos que levam a uma justificativa de ausência ser aceita ou não.  Mais informações podem ser obtidas no edital.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.