SISU 2021 do segundo semestre terá nota de corte mais baixa?

O processo seletivo do SiSU 2021 para o segundo semestre é previsto para o mês de junho, quando geralmente o primeiro semestre é encerrado. A seleção deve acontecer basicamente com as mesas regras já conhecidas.

SISU 2021 do segundo semestre terá nota de corte mais baixa?
SISU 2021 do segundo semestre terá nota de corte mais baixa? (Imagem/ Reprodução: Brasil Escola)

Com o Sistema de Seleção Unificada os estudantes têm acesso ao ensino de nível superior em instituições públicas.

A procura pelo programa é grande por conta disso, estudar em universidades públicas (federais ou estaduais) é o sonho de muito estudante.

SiSU 2021 segundo semestre

Mesmo com essa informação de que a procura pelo programa é grande, no segundo semestre pode ser mais fácil ingressar.

Isso porque, as notas de corte costumam ser mais baixas. No entanto, a oferta de vagas também acaba sendo menor do que no início do ano.

Para entender melhor observe a seguinte informação quanto ao curso de medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé:

No primeiro processo seletivo de 2020 os estudantes encontraram 805,69 como nota de corte. Enquanto que no segundo semestre a nota de corte caiu para 800,33.

Acontece também de algumas instituições não oferecerem vagas no SiSU do segundo semestre, principalmente se a oferta do primeiro semestre tiver sido muito alta.

Possivelmente essa diminuição na nota de corte também aconteça no SiSU 2021/2.

A nota de corte pode me impedir de participar?

A resposta é sim. Sim porque esse é o percentual mínimo que um estudante precisa ter para ser considerado na seleção. No entanto, ela não garante que um estudante seja selecionado.

Além disso, é necessário lembrar que durante o período de inscrição a nota vai variando, é o que chamamos de nota parcial.

Apenas quando as inscrições são encerradas é que a nota final é divulgada e acaba servindo de parâmetro para os estudantes focares seus estudos para a edição futura do Exame Nacional do Ensino Médio.

Quem pode participar do SISU?

A regra principal é ter feito o ENEM, já que é com a nota do exame que a seleção acontece. Podem participar pessoas que já possuem graduação.

E o SiSU conta com sistema de cotas, nesse caso é importante ficar atento aos critérios de cada uma delas.

Fique bem informado, acompanhe a editoria de carreiras do FDR .

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.