Calendário de vacinação da COVID-19 em Manaus, Belém e Porto Velho

Pontos-chave
  • Governo federal renova fila prioritária na vacinação contra a covid-19;
  • Manaus e Belém passam a imunizar jovens a partir dos 18 anos;
  • Em Porto Velho população idosa se mantém em prioridade.

Campanha de vacinação contra o novo coronavírus é atualizada em diversas regiões do país. Na última semana, o Ministério da Saúde liberou um novo documento onde autoriza a imunização de pessoas a partir dos 18 anos com comorbidades ou gestantes. Desse modo, os governos estaduais passaram a renovar a lista de grupos prioritários.

Calendário de vacinação da COVID-19 em Manaus, Belém e Porto Velho (Imagem: Paulo Paiva/Agif/Estadão Conteúdo)
Calendário de vacinação da COVID-19 em Manaus, Belém e Porto Velho (Imagem: Paulo Paiva/Agif/Estadão Conteúdo)

Após registrar mais de 400 mil mortes pela covid-19, o Brasil segue correndo contra o tempo para ampliar seu cronograma de vacinação. Em regiões como Manaus, Porto Velho e Belém, no norte do país, a lista de prioritários foi atualizada, incluindo mulheres gravidas e até mesmo adolescentes que comprovem ter problemas de saúde.

Vacinação em Manaus

Para os moradores de Manaus, a vacinação está sendo realizada para aqueles que tenham entre 18 e 59 anos e comprovem, a partir de exames e laudos médicos, terem comorbidades. A aplicação do grupo já está em andamento e deverá perdurar ao longo de todo o mês.

De acordo com os dados oficiais do governo, até a última segunda-feira (26), tinham sido aplicadas as primeiras doses de:

  • 104,5% dos trabalhadores de saúde;
  • 96,4% dos idosos com 80 anos e mais;
  • 92,4% dos idosos de 75 a 79 anos;
  • 93,7% dos idosos de 70 a 74 anos; 93,0% dos idosos de 65 a 69 anos;
  • e 89,2% dos idosos de 60 a 64 anos.

Para fazerem seus agendamentos, os grupos acima devem acessar a página do Imuniza Manaus e preencher o formulário de identificação pessoal. Na hora da vacina é necessário apresentar o RG ou outro registro com foto e demais informes que atestes a inclusão na fila prioritária, como exames médicos ou contracheques de trabalho.

A aplicação da segunda dose foi iniciada no último sábado (01) e irá se manter ao longo das próximas semanas. Para conferir exatamente a data, horário e local, a gestão solicita que a população acesse o  https://imuniza.manaus.am.gov.br/.

Esta semana toda será dedicada às segundas doses às pessoas que tenham perdido a data ou que tenham um atraso, que por qualquer eventualidade não tenham comparecido ao posto para tomar a vacina. Vale lembrar que só a primeira dose não é o suficiente, é necessário voltar para receber o reforço. Eu faço um apelo a essas pessoas para que venham tomar a segunda dose”, disse a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Campanha de imunização em Belém (PA)

Para os moradores de Belém também foram inclusas as pessoas com comorbidades e com síndrome de Down. O grupo passou a ser medicado desde a última quinta-feira (29) e a campanha se manterá por todo o mês de maio.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), trata-se de um novo momento da campanha que deverá priorizar cerca de 800 pessoas com problemas relacionados a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, doença renal, entre outras. Mais 500 pessoas com síndrome de Down também ficarão imunes.

Para poder tomar a vacina basta comparecer em um dos pontos abaixo e apresentar: um laudo médico, RG, CPF e comprovante de residência. A previsão é de que nesta etapa cerca de 3 mil pessoas sejam medicadas.

Pontos de vacinação contra covid-19 em Belém:

  • Ginásio Mangueirinho – Avenida Augusto Montenegro, Nº 524, bairro do Mangueirão;
  • Apae – Av. Generalíssimo Deodoro, 413 – Umarizal;
  • UNAMA – Alcindo Cacela (Posto que atenderá exclusivamente os renais crônicos);
  • UFPA – (Campus Guamá).
Calendário de vacinação da COVID-19 em Manaus, Belém e Porto Velho (Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO)
Calendário de vacinação da COVID-19 em Manaus, Belém e Porto Velho (Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO)

Porto Velho recebe novas doses

Diante da inclusão de novos grupos prioritários, a cidade de Porto Velho acaba de receber um outro lote com 9.749 doses da vacina AstraZeneca. O medicamento será destinado para a aplicação em idosos com mais de 60 anos, realizada até o próximo dia 6 no Campus I da Faculdade Uniron.

A partir desta segunda-feira (03), a vacinação vem sendo feita das 12h às 17h. Na terça-feira (4) das 9h às 17h. Na quarta e quinta-feira (5 e 6) das 9h às 16h, todas para o grupo acima.

Até o momento não saiu informes sobre a aplicação em gravidas e jovens com comorbidades. De acordo com a gestão municipal, a renovação só ocorrerá após a conclusão da agenda desta semana.

Até lá a secretaria municipal de saúde reforça que a população deve fazer o agendamento por meio do site https://imuniza.portovelho.ro.gov.br.

Basta preencher o formulário de identificação pessoal e levar os registros na hora da aplicação. A previsão é de que 7 mil pessoas sejam imunes neste momento.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.