Calendário de vacinação da COVID-19 em Manaus, Belém e Porto Velho

Pontos-chave
  • Governo federal renova fila prioritária na vacinação contra a covid-19;
  • Manaus e Belém passam a imunizar jovens a partir dos 18 anos;
  • Em Porto Velho população idosa se mantém em prioridade.

Campanha de vacinação contra o novo coronavírus é atualizada em diversas regiões do país. Na última semana, o Ministério da Saúde liberou um novo documento onde autoriza a imunização de pessoas a partir dos 18 anos com comorbidades ou gestantes. Desse modo, os governos estaduais passaram a renovar a lista de grupos prioritários.

publicidade
Calendário de vacinação da COVID-19 em Manaus, Belém e Porto Velho (Imagem: Paulo Paiva/Agif/Estadão Conteúdo)
Calendário de vacinação da COVID-19 em Manaus, Belém e Porto Velho (Imagem: Paulo Paiva/Agif/Estadão Conteúdo)

Após registrar mais de 400 mil mortes pela covid-19, o Brasil segue correndo contra o tempo para ampliar seu cronograma de vacinação. Em regiões como Manaus, Porto Velho e Belém, no norte do país, a lista de prioritários foi atualizada, incluindo mulheres gravidas e até mesmo adolescentes que comprovem ter problemas de saúde.

Vacinação em Manaus

Para os moradores de Manaus, a vacinação está sendo realizada para aqueles que tenham entre 18 e 59 anos e comprovem, a partir de exames e laudos médicos, terem comorbidades. A aplicação do grupo já está em andamento e deverá perdurar ao longo de todo o mês.

publicidade

De acordo com os dados oficiais do governo, até a última segunda-feira (26), tinham sido aplicadas as primeiras doses de:

  • 104,5% dos trabalhadores de saúde;
  • 96,4% dos idosos com 80 anos e mais;
  • 92,4% dos idosos de 75 a 79 anos;
  • 93,7% dos idosos de 70 a 74 anos; 93,0% dos idosos de 65 a 69 anos;
  • e 89,2% dos idosos de 60 a 64 anos.

Para fazerem seus agendamentos, os grupos acima devem acessar a página do Imuniza Manaus e preencher o formulário de identificação pessoal. Na hora da vacina é necessário apresentar o RG ou outro registro com foto e demais informes que atestes a inclusão na fila prioritária, como exames médicos ou contracheques de trabalho.

A aplicação da segunda dose foi iniciada no último sábado (01) e irá se manter ao longo das próximas semanas. Para conferir exatamente a data, horário e local, a gestão solicita que a população acesse o  https://imuniza.manaus.am.gov.br/.

Esta semana toda será dedicada às segundas doses às pessoas que tenham perdido a data ou que tenham um atraso, que por qualquer eventualidade não tenham comparecido ao posto para tomar a vacina. Vale lembrar que só a primeira dose não é o suficiente, é necessário voltar para receber o reforço. Eu faço um apelo a essas pessoas para que venham tomar a segunda dose”, disse a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Campanha de imunização em Belém (PA)

Para os moradores de Belém também foram inclusas as pessoas com comorbidades e com síndrome de Down. O grupo passou a ser medicado desde a última quinta-feira (29) e a campanha se manterá por todo o mês de maio.

publicidade

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), trata-se de um novo momento da campanha que deverá priorizar cerca de 800 pessoas com problemas relacionados a diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, doença renal, entre outras. Mais 500 pessoas com síndrome de Down também ficarão imunes.

Para poder tomar a vacina basta comparecer em um dos pontos abaixo e apresentar: um laudo médico, RG, CPF e comprovante de residência. A previsão é de que nesta etapa cerca de 3 mil pessoas sejam medicadas.

Pontos de vacinação contra covid-19 em Belém:

publicidade
  • Ginásio Mangueirinho – Avenida Augusto Montenegro, Nº 524, bairro do Mangueirão;
  • Apae – Av. Generalíssimo Deodoro, 413 – Umarizal;
  • UNAMA – Alcindo Cacela (Posto que atenderá exclusivamente os renais crônicos);
  • UFPA – (Campus Guamá).
Calendário de vacinação da COVID-19 em Manaus, Belém e Porto Velho (Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO)
Calendário de vacinação da COVID-19 em Manaus, Belém e Porto Velho (Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO)

Porto Velho recebe novas doses

Diante da inclusão de novos grupos prioritários, a cidade de Porto Velho acaba de receber um outro lote com 9.749 doses da vacina AstraZeneca. O medicamento será destinado para a aplicação em idosos com mais de 60 anos, realizada até o próximo dia 6 no Campus I da Faculdade Uniron.

publicidade

A partir desta segunda-feira (03), a vacinação vem sendo feita das 12h às 17h. Na terça-feira (4) das 9h às 17h. Na quarta e quinta-feira (5 e 6) das 9h às 16h, todas para o grupo acima.

Até o momento não saiu informes sobre a aplicação em gravidas e jovens com comorbidades. De acordo com a gestão municipal, a renovação só ocorrerá após a conclusão da agenda desta semana.

Até lá a secretaria municipal de saúde reforça que a população deve fazer o agendamento por meio do site https://imuniza.portovelho.ro.gov.br.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Basta preencher o formulário de identificação pessoal e levar os registros na hora da aplicação. A previsão é de que 7 mil pessoas sejam imunes neste momento.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!