Juros do cheque especial cai e rotativo do cartão sobe; o que isso representa?

A modalidade mais cara do mercado de crédito, o juro médio do rotativo do cartão de crédito avançou de 326,8% para 334,9% ao ano, entre fevereiro e março. Já o juro do cheque especial diminuiu de 124,9% para 121% ao ano. Os números foram divulgados pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira.

Juro do cheque especial cai e rotativo do cartão sobe; o que isso representa?
Juro do cheque especial cai e rotativo do cartão sobe; o que isso representa? (Imagem: Pixabay)

Com relação aos juros do cheque especial, foi registrada uma queda em comparação ao mesmo período do ano passado. Em março de 2020, os juros eram de 130,6% ao ano.

Segundo uma imposição do BC, desde 2020, a modalidade não pode passar o teto de 8% ao mês, o que equivale a 151,8% ao ano.

Já os juros do cartão de crédito rotativo tiveram alta na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em março de 2020, o valor registrado foi 328,7%. O rotativo é quando o cliente não realiza o pagamento do valor total da fatura até a data de vencimento.

Os juros nestes dois tipos de créditos continuam em um nível elevado. Por serem números médios, os juros podem variar conforme cada caso. Isto ocorre porque as instituições financeiras cobram taxas distintas conforme o plano contratado. Além disso, a relação entre o cliente e o banco pode influenciar no valor.

O juro do cheque especial e o rotativo do cartão

O cheque especial é o valor disponibilizado pelo banco para o cliente que fica com a conta corrente negativada. Sendo assim, o banco libera um limite a mais ao cliente que precisa cobrir as despesas, em vez de bloquear a conta que fica no negativo.

Quando os clientes entram no cheque especial, os bancos devem avisá-los. Esta modalidade costuma ter juros altos. O resultado recente divulgado pelo Banco Central indica que este percentual tem sido menor, na média.

Já o rotativo do cartão se refere à modalidade de crédito existente para quando o cliente deixa de pagar a fatura completa do cartão.

O valor acaba sendo adicionado ao pagamento do mês seguinte, mas com o acréscimo de juros — chamado de crédito rotativo.

Sendo assim, o número registrado recentemente pelo Banco Central aponta que a média deste juro tem sido maior.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.