Dia do Trabalhador: Como funcionará o comércio em Goiânia e região?

Neste sábado, 1º de maio, é feriado do Dia do Trabalhador e alguns serviços devem ter alteração em seu horário de funcionamento na Grande Goiânia. Os shoppings permanecem com horário normal e o transporte público terá escala de domingo.

Dia do Trabalhador: Como funciona o comércio em Goiânia e região?
Dia do Trabalhador: Como funciona o comércio em Goiânia e região? (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Na última quarta, 28, o governo do estado publicou um decreto autorizando a abertura do comércio não essencial aos finais de semana. Os bares e restaurantes foram liberados para atender até as 23h. Já em Goiânia, o funcionamento do setor foi liberado até 1h pela prefeitura.

O que abre no feriado do Dia do Trabalhador 

  • Bancos 

As agências permanecem fechadas, de acordo com a Associação dos Bancos (Asban). As unidades de autoatendimento devem operar normalmente.

  • Supermercados 

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) informou que os estabelecimentos devem operar normalmente, seguindo o horário determinado por cada empresa.

  • Correios 

Não haverá atendimento nas agências dos Correios em todo o estado neste feriado. Caso precise registrar manifestações e obter informações a respeito de produtos e serviços, o site dos Correios deve ser utilizado. 

  • Comércio 

O Sindlojas (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás) orienta que antes de convocar os funcionários para trabalhar no feriado, os lojistas precisam da autorização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e, antes de chamar os funcionários para dar expediente, o lojista deve pedir autorização ao sindicato que representa os comerciários.

Para poder abrir neste feriado, o comerciante precisa ser autorizado pelo Sindilojas e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Seceg), obedecer todas  as  medidas de prevenção contra o coronavírus, pagar o dia dobrado ao funcionário e fornecer auxilio para alimentação.

  • Região da 44

A Associação Empresarial da Região 44 (AER-44), disse que no feriado, as lojas e galerias devem funcionar normalmente, das 9h às 17h.

  • Transporte coletivo 

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), informou que os ônibus na Grande Goiânia vão operar com escala de viagens dos domingos. Segundo o planejamento, a frota terá uma redução de 40%. A previsão é de 2.622 viagens para uma demanda de aproximadamente 49 mil usuários.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.