O governo do estado do Rio Grande do Sul – RS divulgou o calendário de volta às aulas presenciais em todo o estado. Às aulas serão retomadas, gradativamente, a partir de segunda-feira (3) de maio pela educação infantil. Conforme os dias os outros ciclos de ensino também voltarão para as atividades presenciais.
Retorno das aulas presencias
O Governo e a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) já definiram as datas do retorno das aulas presenciais das escolas municipais e estaduais de todo o estado.
Às aulas voltarão de forma gradual, evitando aglomerações. Os primeiros a retornarem são as crianças do Ensino Infantil, depois o Ensino Fundamental I até chegar no Ensino Universitário.
Por enquanto, às aulas serão de forma híbrida, isto é, nos sistemas on-line e presencial. O Ensino Fundamental terá três horas de aula presencial e uma hora remota. Já o Ensino Médio será três horas presenciais e duas horas remotas.
Calendário do retorno das aulas presenciais
- Até 30/4 – organização das escolas;
- 3/5 – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;
- 5/5 – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;
- 7/5 – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);
- 10/5 – 1º ano do Ensino Médio;
- 12/5 – 2º e 3º anos do Ensino Médio;
- 13/5 – Ensino técnico e Curso Normal.
Calendário das escolas do Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais:
- 3/5 e 4/5 – Organização das escolas;
- 5/5 – Aulas presenciais.
Orientações Sanitárias
Todos os protocolos sanitários foram definidos pelo Estado por meio da Portaria Conjunta 01/2020 SES/SEDUC. É de responsabilidade da coordenação das instituições de ensino organizar e seguir todas as orientações sanitárias.
Essa organização deve acontecer no dia que ficou definido no calendário escolar. Nesse dia à coordenação deve espalhar cartazes informativos sobre os protocolos de higiene pela escola e reunir toda à equipe escolar, para explicar o modelo de ensino híbrido e os protocolos.
As orientações sanitárias são:
- Máscaras, álcool em gel, termômetros e EPIs em geral deverão estar disponíveis a todos os profissionais da educação e estudantes;
- As salas de aula deverão permitir a circulação de ar;
- Higienizar rotineiramente todos os espaços da escola com circulação de pessoas;
- Os estudantes não deverão compartilhar objetos de qualquer natureza;
- A ocupação de cada escola será diretamente relacionado à área útil do
ambiente escolar; - As escolas que não têm estruturas para seguir os protocolos devem continuar com o ensino remoto.